Como é viver debaixo da graça?

Perguntado por: amarinho6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Estar debaixo da graça é viver a liberdade de servir e obedecer por amor, pois existe o reconhecimento de que os reclamos e as leis de Deus existem para a nossa proteção e nosso bem-estar. Na verdade, o Universo inteiro funciona graças às leis que o Criador estabeleceu.

A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.

Outro aspecto que define a graça é a capacitação. Paulo, assim, escreve em Romanos 12.3: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.

Estar debaixo da graça é viver a liberdade de servir e obedecer por amor, pois existe o reconhecimento de que os reclamos e as leis de Deus existem para a nossa proteção e nosso bem-estar.

É esta a proposta que Jesus nos apresenta para nossas ações. Diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. Fazer apenas por fazer, não nos edifica nem nos ajuda na caminhada para Deus.

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

- a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

Biblicamente falando, à luz da Palavra, graça é favor, dádiva, imerecidos da parte do Senhor para conosco. Não depende de mérito ou atitudes que tenhamos ou não, algo que façamos ou deixemos de fazer. Tem a ver, contudo, com o amor do Pai, amor esse incondicional da parte Dele.

Graça é um substantivo feminino oriundo do termo em latim gratia e significa benevolência, mercê, estima ou um favor que se dispensa ou recebe. Também pode corresponder a características agradáveis de uma pessoa. Alguém que tem graça, agrada e atrai outras pessoas através das suas palavras e atitudes.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe.

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

8 Porque pela agraça sois bsalvos, por meio da cfé; e isso não vem de vós; é ddom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se aglorie. 10 Porque somos afeitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que bandássemos nelas.

Para resumir a diferença, a misericórdia é Deus não nos castigando como merecem os nossos pecados e a graça é Deus nos abençoando apesar de não merecermos. Misericórdia é a libertação do julgamento, enquanto graça é estender bondade aos indignos.

Paulo

Paulo, o apóstolo da graça : Sua vida, cartas e teologia - VIDA NOVA.

Estar sujeito; não ter o mando.

A lei do evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

Lucas 5:27–35
Os judeus geralmente odiavam os publicanos, os desprezavam e os viam como pecadores. Em Lucas 5:29–35 lemos que, enquanto Jesus estava comendo com Mateus e outros, os escribas e fariseus O condenaram por comer com os pecadores. Jesus ensinou que Ele veio para chamar os pecadores ao arrependimento.