Como é uma pessoa Yang?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Já quem é de Yang costuma ter uma personalidade marcada pelo aspecto masculino. Prefere dias claros de sol e o tempo seco. Gosta de política, esporte e diversão. Gosta de serviços que possam ser feitos fora de casa, cores vivas, espaços amplos e coisas mais quentes.

Cada um de nós usa a energia yang para algumas tarefas e a energia yin para outras. Há muitas maneiras de trazer seu chi – energia vital, para um estado de equilíbrio entre essas energias, como yoga, meditação e a prática de Tai chi.

Já Yang é a capacidade externa, agressiva, expansiva, competitiva, ação e mostra o lado mais animal e masculino do ser humano. Na abordagem junguiana essas características ilustram Animus e Anima. Todo arquétipo tem sua base na experiência biológica humana.

Pessoas Yang
Já quem é de Yang costuma ter uma personalidade marcada pelo aspecto masculino. Prefere dias claros de sol e o tempo seco. Gosta de política, esporte e diversão.

O modo yang
É uma energia que usa a mente para planejar e a vontade para realizar. Normalmente reagem de maneira mental, sem “emocionalismos” ou dramas. Podemos chamar de yang ou força masculina o Sol, o quente, o macho, o ativo, a Luz, o duro, o pesado, o seco, o denso, o clima tropical.

O Estômago (Yang) e Intestino Delgado (Yang) transformam os alimentos em matéria refinada, cujas moléculas entram no Sangue que nutre o corpo. O Sangue tem moléculas produzidas na medula óssea, que amadurecem no Baço (Yin), é oxigenado no Pulmão (Yin) e é bombeado pelo Coração (Yin).

É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim. Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.

O símbolo do taoismo representa a ideia de dualidade presente nas coisas do universo. O yin e o yang são os elementos que representam as duas forças fundamentais opostas e complementares que fazem parte natureza.

1 – Yin e Yang
Manter um comportamento baseado no Yin e Yang, por conseguinte significa ponderar os momentos da vida para evitar excessos. Só para exemplificar: trabalhar e descansar, dormir e despertar, encher e esvaziar os pulmões.

A energia feminina é receptiva, acolhe, nutre, impulsiona e estimula. Na mesma medida que todo homem possui uma energia feminina, toda mulher é igualmente dona de uma energia masculina – muitas vezes usada para resgatar seu poder pessoal, assumindo uma forte dose de energia yang.

Quando o qi yang é deficiente, o qi yin torna-se excessivo, e pode provocar o aumento da sensação de frio, fadiga, diarreia e metabolismo lento, com retenção de líquidos, baixa tensão arterial e ação psicomotora lenta. A depressão grave é uma manifestação psíquica extrema do excesso de yin e deficiência de yang.

A teoria de Yang-Mills procura descrever o comportamento das partículas elementares usando esse grupo de Lie não abelianos e ela está no centro da unificação da força fraca e a força eletromagnética (ou seja, U(1)xSU(2)), bem como a cromodinâmica quântica, a teoria da força forte (baseado em SU (3)).

O YIN e YANG é um conceito oriental que representam juntos duas forças opostas complementares, sendo que uma não pode existir sem a outra e existe sempre um pouco de uma na outra.

O Yang é o lado direito da esfera, simbolizado pela cor branca. É tudo que há de oposto em relação a Yin. Ele representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro.

- O excesso de YANG transforma-se em vento, sobe para a cabeça e pode causar convulsão, infarto ou derrame. Só acontecem esses sintomas quando a causa for a deficiência de YIN (F e R).

Nada é totalmente yin ou yang. A ordem natural é uma ordem de equilíbrio entres os dois opostos (yin e yang). Tudo que tem vida e está no ambiente (pessoas, alimentos, animais, lua, sol...) pode ser mais yin ou yang.

O excesso de Yang causa dores de cabeça, dores de garganta, vermelhidão facial, hemorragias nasais e mau humor. O excesso de Yin resulta em mãos e pés frios, letargia, má circulação sanguínea e pele pálida.

5 passos para trabalhares a tua energia feminina:

  1. Conhece o teu corpo e os teus ciclos.
  2. Fortalece a tua ligação à Natureza.
  3. Explora a tua criatividade.
  4. Cria o teu Altar Pessoal.
  5. Frequenta um Círculo de Mulheres.

Os princípios yin e yang
O yin é o princípio feminino, da flexibilidade e introspecção. É também simbolizado pelo frio, pela noite e pela água, trazendo as características da delicadeza e sutileza. É uma energia mais acolhedora, costumo relacionar também às formas mais arredondadas.

O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade. Segundo essa ideia, cada ser, objeto ou pensamento possui um complemento do qual depende para a sua existência. Esse complemento existe dentro de si.