Como é uma pessoa que tem dupla personalidade?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Dupla personalidade ou TDI (transtorno dissociativo de personalidade) cientificamente falando, é um transtorno psicológico severo que se caracteriza por uma pessoa que apresenta duas ou mais personalidades, tais quais possuem suas próprias memórias, preferências, sentimentos, comportamentos e demais aspectos.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor.

Transtornos de personalidade resultam da interação dos genes com o ambiente. Ou seja, algumas pessoas nascem com uma tendência genética para o transtorno de personalidade e essa tendência pode ser, então, inibida ou ampliada por fatores ambientais.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de intensidade não usuais, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade e comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos modos e comportamentos típicos da pessoa.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.

O sintoma mais característico é a mudança do humor para cima, as manias e hipomanias, para o humor para baixo, a depressão. “Na mania, a energia física aumenta, os pensamentos ficam acelerados e o humor se torna expansivo, mas geralmente irritável.

Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline:

  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

A pessoa apresenta duas ou mais identidades e tem falhas em suas memórias sobre eventos rotineiros, informações pessoais importantes e eventos traumáticos ou estressantes, bem como vários outros sintomas, incluindo depressão e ansiedade.

O Transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido também pelo nome de TOC, é um distúrbio causado por crises de obsessões e compulsões, ou seja, a necessidade de realizar a mesma tarefa diversas vezes ou de maneiras especificas.

Sentimentos de hostilidade, irritabilidade e ansiedade são frequentes. Medo excessivo de ser desprezado. Tendência a guardar rancor. Inclinação a distorcer e interpretar como maldosas as ações das pessoas.

Geralmente, os transtornos de personalidade podem ocorrer junto a outras doenças. Uma vez identificados os sintomas e características do transtorno de personalidade mista, que envolvem mais de um espectro, não há tratamento específico que seja indicado para pessoas com esta condição.

Os transtornos de personalidade mais conhecidos são:
Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Transtorno de Personalidade Borderline. Transtorno Psicótico. Transtorno de Personalidade Paranóide. Transtorno de Personalidade Esquizóide ou Esquizotípica.

A crise de personalidade é muito intensa e acontece em um período específico da vida da pessoa, como a adolescência. Já o transtorno de personalidade é um padrão rígido e persistente de comportamentos e pensamentos disfuncionais que causam grande prejuízo e sofrimento para o sujeito.

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.

Alguns raros pacientes com transtorno bipolar são chamados de “cicladores rápidos”. Infelizmente observamos muitas pessoas sendo vistas por familiares, amigos e até profissionais da saúde como “fulano é bipolar” somente baseado na impressão de que “oscilou de um polo a outro”.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

Significado de egocêntrico: É uma pessoa que quer tudo pra ela.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

Em uma pessoa com transtorno bipolar, a crítica quase sempre piora as coisas: reforça os sentimentos de inutilidade e fracasso do paciente deprimido, e aliena e irrita o paciente hipomaníaco ou maníaco.