Como é uma pessoa com ansiedade social?

Perguntado por: amata . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A ansiedade social, também chamada de fobia social, é caracterizada pelo medo excessivo ou nervosismo em situações sociais comuns, em que a pessoa fica sempre receosa em estar sendo julgada, fazer algo que possa ser visto com maus olhos ou sente que está sendo criticada ou avaliada negativamente.

Isso ocorre geralmente devido à baixa autoestima e outros problemas sociais que às vezes são confundidos com timidez, por exemplo. O ponto é que, qualquer reação que seja incapacitante, no caso a ansiedade social é, deve ser observada com atenção, pois tende a prejudicar fortemente a vida cotidiana do indivíduo.

Algumas dessas causas incluem fatores hereditários, alterações na estrutura cerebral, influência do meio onde vivem, traumas ou experiências negativas, exposição frequente a fatores de risco na infância, temperamento e até mesmo a persistência de novas situações que demandem interação social.

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Um estudo recente realizado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, afirma que pessoas com fobia social apresentam níveis muito altos de serotonina - eurotransmissor que atua no cérebro, controlando o humor, emoções e comportamentos.

A fobia social ou transtorno de ansiedade social é um transtorno psiquiátrico caracterizado pela cronicidade e associação a outras morbidades. As síndromes depressivas, em muitos estudos, são citadas como as comorbidades mais frequentes na fobia social.

O que é a dificuldade em socializar? Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

Muitos indivíduos começam a apresentar os sintomas da fobia social na infância, tornando-se mais perceptível durante a adolescência. A ansiedade social é um transtorno crônico, que geralmente dura 6 meses ou mais. Existem muitos estudos investigando possíveis causas da ansiedade social.

O transtorno de ansiedade social pode se manifestar através de vários tipos de sintomas, sendo eles físicos, emocionais e comportamentais. Quanto mais intensos, maiores os prejuízos para a vida pessoal e profissional do paciente.

A Fobia Social freqüentemente leva a uma limitação funcional grave que pode ser medida nas áreas educacional e profissional e nos relacionamentos sociais e familiares. As crianças podem apresentar prejuízo acadêmico, recusa à escola ou esquiva de atividades sociais e encontros adequados à idade.

Com ajuda do médico psiquiatra e de psicoterapia, é possível superar a fobia social.

Teste Fobia Social
Você tem ansiedade ou medo ou evita em participar de conversa em pequenos grupos? Você tem ansiedade ou medo ou evita de comer em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita beber com outros em local público? Você tem ansiedade ou medo ou evita conversar com pessoas de autoridade?

Sintomas comportamentais da fobia social:
Medo de interagir com pessoas desconhecidas, autoridades ou de destaque. Medo de demonstrar nervosismo e ansiedade. Medo de demonstrar sintomas físicos (como rubor e voz trêmula) Receio em passar por constrangimentos.