Como é uma laje engastada?

Perguntado por: oluz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A laje pode ser engastada de duas formas. A primeira é apoiando a vigota dentro da viga outra forma é engaste de laje continuas, quando duas vigotas se unem no apoio. Em ambos os casos é indispensável a utilização de ferragem negativa.

Quando consideramos que a viga é engastada nos pilares, quer dizer: “vinculada fisicamente e trabalhando em conjunto”, o comportamento é o da próxima figura. Mas o que significa isso? Significa que a viga é calculada de forma que se admite que uma parte da carga aplicada sobre ela é absorvida e transferida aos pilares.

Os principais tipos de lajes utilizados são a laje maciça, laje nervurada, laje treliçada, laje pré-fabricada com poliestireno (isopor).

Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

A instrução é coloque o menor peso possível e observe se ocorrem rachaduras e afundamentos e sinais indicadores de desabamento. Mesmo assim não há garantia de estabilidade. Lajes transmitem as cargas para vigas, estas para os pilares e os pilares para a fundação.

Os engastes são sinalizados com apenas um traço, e representam vínculos que impedem todos os movimentos possíveis da estrutura, sejam eles horizontais, verticais ou de rotação. São apoios mais complexos, mas podem ser ilustrados por estruturas de concreto moldadas in loco.

De modo geral, o engastamento deve ser utilizado havendo a sua necessidade, uma vez que tende a aumentar os esforços da estrutura, deixando-a mais onerosa do que modelos que permitem algum deslocamento.

Pilar engastado
Quando um pilar é lançado sobre uma viga, primariamente se encontra engastado sobre ela.

UNINASSAU 42179 . 7 - Fundamentos de Resistência dos Materiais - 20211.B O que aconteceria com a viga se não houvesse o engaste e a força P, estando a uma distância “L” da outra ponta, estivesse sendo aplicada? Não tendo ponto de reação de apoio que seja contrario ao movimento da viga e aplicado a força P.

Viga é uma estrutura reta e horizontal usada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura entre as colunas, criando uma construção sólida. Ela costuma ser apoiada entre dois pilares e acima das paredes.

Vigas invertidas são vigas alinhadas pela face inferior das lajes. Ou seja, ao contrário de vigas convencionais, a compressão é feita em cima, enquanto a tração acontece na parte de baixo. As vigas invertidas são elementos de concreto protendido, com uma seção transversal constante (no caso de perfis como T e I).

Lajes pré-fabricadas com lajotas de isopor ou poliestireno (EPS) Conhecida como o tipo de laje mais leve e mais segura, as lajes pré-fabricadas com isopor são também bem rápidas de serem instaladas.

A laje cogumelo se parece bastante com a Laje Maciça simples, a diferença é que nesse tipo de laje de concreto a estrutura é apoiada em pilares, e não vigas.

A laje maciça é um modelo bastante resistente à trincas e fissuras. Além da resistência, ela ainda garante facilidade na execução e o seu acabamento é liso no teto. Geralmente utiliza-se um forro de madeira para moldá-la.

A laje vai passar a trabalhar com um peso maior do que ela foi projetada, o que pode levar a falhas e até a um eventual colapso da estrutura, dependendo da situação. Simplesmente fazer uma nova impermeabilização, assim como no caso da reforma do piso, também pode gerar um peso extra sobre a estrutura.

Sim existe. Devemos ter o cuidado para verificar as condições da laje. Espessura é bem verificada. Se colocaram ferragem negativa e de distribuição e também o travamento em relação as paredes ou vigas.

Ainda que o seu planejamento de obra seja o melhor possível, as trincas podem aparecer na laje. Isso ocorre quando alguma tensão pressiona o material e ele se abre para aliviar a força — o que ocasiona não só as trincas, mas também rachaduras e fissuras diversas. Em caso de rachaduras, o problema é sério e estrutural.

Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2.