Como é uma crise de hipoglicemia?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

A hipoglicemia é caracterizada por glicemias abaixo de 70mg/dl, geralmente acompanhada de alguns dos seguintes sintomas: tremor, suor, calafrios, confusão mental, tontura, taquicardia, fome, náusea, sonolência, visão embaçada, dor de cabeça, sensação de formigamento e em casos mais graves convulsões e inconsciência.

Causas da hipoglicemia
A maior ocorrência dos casos de hipoglicemia são em pessoas portadoras de diabetes, sendo causados por desregulações nos níveis de insulina ou mesmo por medicamentos utilizados para diabetes, que diminuem os níveis de glicose no sangue.

Tipos e causas de hipoglicemia
Entre as causas da hipoglicemia de jejum destacam-se: Produção excessiva de insulina pelo pâncreas; Uso incorreto de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes (por exemplo, ao tomar doses maiores que as indicadas);

Mantenha os horários das refeições e evite pulá-las. Opte por quantidades menores e mais refeições ao longo do dia. Faça uma refeição leve, mas com carboidratos, antes de dormir para evitar crises noturnas. Alimente-se antes e depois de atividades físicas – momento em que a demanda de energia no corpo aumenta.

Deverá ingerir 15 a 20 gramas de carboidratos de absorção rápida, como 1 colher das de sopa com açúcar ou mel, ou ½ lata de refrigerante comum, ou uma laranja, maçã ou pera, ou 3 balas de caramelo. Após a ingestão, aguardar 15 a 20 minutos para a resolução dos sintomas.

lavar bem as mãos e secá-las corretamente; espetar o dedo com a agulha do glicosímetro; encostar a gota de sangue na fita de medição; aguardar alguns segundos até que o resultado fique pronto.

O que é hipoglicemia reativa? A hipoglicemia reativa é o termo geral para o quadro de diminuição da quantidade de açúcar no sangue, quando os níveis de glicose sanguínea (glicemia) ficam perigosamente baixos após uma refeição.

Em pessoas sem diabetes, a hipoglicemia pode resultar do excesso de insulina produzida pelo organismo após uma refeição, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue diminuam. Isso é chamado de hipoglicemia reativa. A hipoglicemia reativa pode ser um sinal precoce de diabetes.

Daria pra resumir assim: a hipoglicemia é uma queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue. Quando isso ocorre, surgem sintomas como tontura, palidez e confusão mental. Mas a verdade é que o problema, mais comum em pacientes com diabetes por causa da oscilação da glicemia, exige um olhar mais atento.

Não é uma doença por si só, mas um sintoma de algum problema que está por trás. Apesar de ser um problema raro, é muito comum na nossa prática que um paciente chegue com queixa de mal-estar associado outros sintomas como tontura, tremores e ansiedade e que seja logo rotulado (ou se rotule) como tendo hipoglicemia.

Geralmente, quando os níveis de glicemia estão muito elevados, surgem sintomas como:

  • Cansaço.
  • Urinar frequentemente e em muita quantidade.
  • Sensação de boca seca.
  • Muita sede.
  • Visão turva.
  • Muita fome e esta ser difícil de saciar.
  • Comichão, especialmente na zona genital.

Muitas vezes a hipoglicemia é assintomática e os pacientes continuam dormindo, independente do nível de glicose sanguínea, podendo levar a pessoa a ter convulsões, desmaios e ao que se conhece como Síndrome da Morte Súbita no Leito, que ocorre quando a pessoa é encontrada morta no outro dia por conta da hipoglicemia ...

Conheça a hipoglicemia reativa, suas causas, sintomas e...

  • Dor de cabeça,
  • Tremores, tontura,
  • Enjoo, cansaço,
  • Suor frio,
  • Palpitações,
  • Sonolência ou agitação.

Procure consumir carboidratos de "absorção prolongada" (integrais) antes de dormir. Verifique o nível de glicose no sangue todas as noites antes de dormir e, se estiver próximo a 70mg/Dl, reforce o lanche da noite acrescentando gordura e proteína para garantir que a glicose não caia durante a madrugada.

O exame de glicemia é um teste para verificar, principalmente, a quantidade de açúcares presentes na circulação do sangue. A análise detecta quando há sinais de hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar na corrente sanguínea.

Com o exame de cálcio total ou iônico é possível realizar os diagnósticos de hipercalcemia e hipocalcemia, com rapidez e segurança. Esses exames são realizados para medir a quantidade dos níveis de cálcio no sangue e confirmar se estão dentro dos limites normais.