Como é uma boa descrição?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Uma boa descrição requer uma observação criteriosa e caracterizada pela exposição dos traços físicos, psicológicos e até mesmo emocionais. Lembre-se que a descrição objetiva apresenta a pessoa, lugar ou objeto de uma maneira realística, sem inclusão das percepções pessoais.

Descrição é o texto que contém informações detalhadas sobre as características de algo ou alguém. Assim, ela possibilita a pessoa que a lê ou a ouve imaginar com facilidade o que está sendo descrito - objetos, lugares, acontecimentos ou pessoas, por exemplo.

Quando chegarmos totalmente à descrição, primeiro devemos apresentar a pessoa. Dizer quem é ela, a que se dedica, qual é seu nome, idade e gênero. Depois desta breve apresentação podemos apontar alguns traços físicos que caracterizem a pessoa. A primeira coisa que poderemos observar ao olhá-la.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Apresente-se e fale sobre quem você é, vale até contar sobre alguns eventos importantes da sua vida pessoal. Mencione os seus sonhos e explique de que forma essa vaga pode te ajudar com isso. Lembre sempre de ser objetivo e sincero. Com isso, tenho certeza que você irá arrasar!

A estrutura do texto descritivo
A estrutura do gênero descritivo se divide em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira, o autor apresenta o elemento que será descrito: um lugar, uma pessoa, um acontecimento, um animal, um sentimento etc.

Características da descrição objetiva
Pode ser definida como aquela que representa a realidade tal qual ela é, ou seja, sem a influência dos sentimentos ou pensamentos daquele que escreve.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência. Tenha a autodescrição por escrito e limite-se a ler o que escreveu. ...
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala. Comece sempre com o seu nome e a organização em que trabalha, se for relevante. ...
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

Basta apenas expressar por meio de palavras e adjetivos o que aquele objeto ou aquilo que se está sentindo representa. É essa explicação (descrição) que caracteriza esse tipo de texto. O texto descritivo é uma exposição de algo ou alguém com o objetivo de conhecer sua composição.

O que é descrição? A descrição é uma tipologia textual dedicada a detalhar determinados objetos, pessoas, lugares ou ações. Assim, o autor, ao utilizar esse recurso, procura transmitir suas impressões e sensações sobre algo de maneira que o seu leitor possa visualizar a cena relatada como uma fotografia.

Pode ser dividido em dois tipos específicos: a descrição subjetiva e a descrição objetiva. Enquanto o texto descritivo apresenta um retrato verbal de algo ou alguém, o texto narrativo apresenta uma sucessão de acontecimentos reais ou ficcionais.

Características da descrição subjetiva

  1. Interferência emocional.
  2. Transmissão de visão pessoal.
  3. Utilização de muitos adjetivos.
  4. Utilização de substantivos abstratos.
  5. Utilização da função poética da linguagem, de sentido conotativo.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  • TENHA CONFIANÇA. ...
  • USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  • EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  • USE O BOM HUMOR. ...
  • FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Quem sou eu: 7 dicas para escrever uma boa redação sobre você

  1. Fuja do currículo. ...
  2. Defina o estilo. ...
  3. Revele sua personalidade. ...
  4. Não seja arrogante. ...
  5. Apresente a sua perspectiva. ...
  6. Escolha um evento da sua vida. ...
  7. Fale sobre suas paixões.