Como é um resultado de DNA negativo?

Perguntado por: uaguiar6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

E se o resultado for negativo? Caso o resultado do teste de DNA seja negativo, o procedimento administrativo em relação à pessoa indicada como suposto pai é encerrado e arquivado.

Possíveis resultados do teste de DNA
Normalmente o laudo de um exame de DNA trará quais são os locos/localização cromossômica que foram estudados e a análise do laboratório sobre eles. O resultado é apresentado em laudo de simples interpretação. Em exames para definir a paternidade o resultado é sempre comparativo.

Tendo em vista que cada indivíduo possui 50% do seu material genético herdado da mãe e os outros 50% herdados do pai, é possível, por comparação dos perfis genéticos, obter resultados com índice de paternidade ou maternidade superior a 99,99%.

O resultado do teste aparece em porcentagens, mas geralmente com as descrições na frente e na parte de baixo vem escrito a probabilidade da paternidade ou a exclusão da mesma.

Quando há dúvida quanto à paternidade, a realização do teste de DNA é a forma mais segura e menos desgastante de esclarecê-la. Independentemente do que motivou sua realização, como reivindicações de herança, todos têm o direito de saber quem é seu pai biológico.

O presente relatório é positivo, ou seja, a probabilidade de paternidade é superior a 99,999%, logo verifica-se que a criança herdou um dos alélos do pai em cada marcador genético.

Acredite se quiser, isso é possível. Evidentemente, a ciência se esforça ao máximo para suprimir este tipo de erro, mas o fator humano pode atrapalhar na composição do resultado. A falha no momento da coleta de material genético ou outros deslizes da parte do laboratório podem resultar em um resultado falso.

Porque a probabilidade de paternidade nunca pode ser 100%?
A análise necessária para o teste de paternidade é obtida a partir de estatísticas e a única maneira de um homem ser considerado o pai biológico com 100% de probabilidade é se todos os homens do mundo com a mesma origem étnica também foram testados.

Qual a precisão do Teste de Paternidade? Os resultados positivos chegam a 99,9% de precisão. Já os resultados negativos excluem o suposto pai de ser o pai biológico do filho com 100% de certeza.

Descobri que NÃO SOU O PAI BIOLÓGICO DO MEU FILHO. E agora? Diante desta situação, é possível requerer judicialmente a DESCONSTITUIÇÃO DA PATERNIDADE através de uma AÇÃO NEGATÓRIA DE PATERNIDADE.

No caso do exame dar positivo o grau de certeza é de 99,99999%, já que as análises são realizadas em 6 a 35 genes e a diferença poderia surgir em outros pares de alelos.

Um suposto pai pode ser excluído como o pai biológico com apenas a não combinação entre os perfis de ADN.

Se a conclusão encontra que o alegado pai "não é excluído como o pai biológico", esta frase significa que o pai é o pai biológico da criança, uma vez que todos os dados recolhidos a partir do teste suportam uma relação de paternidade.

Histórico de testes de paternidade
Como o tipo de sangue é codificado no DNA, a criança herda um alelo de cada pai. Portanto, avaliar o tipo de sangue de uma criança pode fornecer informações sobre os possíveis tipos de sangue dos pais.

Assim, dizemos que 50% do DNA de um indivíduo provém de sua mãe e 50% provém de seu pai. Por consequência, subindo mais na árvore genealógica, aproximadamente 25% do seu DNA procede de cada um de seus avós, 12,5% vêm de cada um dos bisavós, e assim sucessivamente.

Irmãos completos geralmente compartilham entre cerca de 2200 cM a cerca de 3400 cM de DNA, ou cerca de 37,5 a 61%. A razão pela qual a resposta varia de par de irmãos para par de irmãos é a recombinação: enquanto ambos receberam 50% de seu DNA das mesmas duas pessoas, os exatos 50% que herdaram é aleatório.

Por isso, se o tipo sanguíneo de um filho gerar dúvidas quanto a esse assunto, a forma mais segura de obter uma resposta é realizar um teste de DNA para investigação do vínculo genético.

Fazer a análise a partir de uma amostra do sangue não seria mais confiável? A resposta é não. Tanto faz se a análise for feita pela saliva ou pelo sangue – o resultado será idêntico, já que o DNA das duas amostras é o mesmo: o seu! O material genético de todas as células do nosso corpo é igual.

O teste, que envolve pai, mãe e filho, custa R$ 700,00. O teste é realizado apenas com células bucais, não sendo feito, neste caso, através do cabelo ou da unha. Os usuários solicitam o kit, e recebem em casa a caixa com um estojo de coleta e um folheto explicativo, coleta e envia ao laboratório.

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP decidiu, em dezembro de 2020, manter o pagamento de pensão alimentícia mesmo após exame de DNA confirmar que o homem não é pai biológico da criança.