Como é um polvo do mar?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda, da ordem Octopoda (oito pés), possuindo oito braços fortes e com ventosas dispostos à volta da boca. Como o resto dos cefalópodes, o polvo tem um corpo mole, sem esqueleto interno (ao contrário das lulas) nem externo, como o argonauta.

Polvos podem mudar de cor e forma. Quando um macho agressivo se prepara para atacar, geralmente adota uma cor mais escura, sobe do fundo do mar e estica os tentáculos para aumentar seu tamanho. Às vezes, ele levanta a sua capa, ou seja, a parte traseira do corpo, acima da cabeça.

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

O polvo de anéis azuis pode se tornar de um amarelo intenso com anéis azuis quando provocado. Alguns polvos, quando ameaçados, têm a capacidade de autotomia dos braços de forma semelhante às lagartixas que podem liberar suas caudas. Os braços liberados servem como distrativos para os predadores em sua caça.

Polvo Inteiro Cong – R$79,90Kg.

Golfinhos: a inteligência na água
Isso mesmo. Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Polvo é um sabor, singularíssimo. Salgadamente marinho, com longínquas e sutis doçuras. É inconfundível na cor, nas ventosas. Porém, antes de tudo, polvo é uma questão de textura, de mordida.

As regiões brasileiras onde os polvos se reproduzem são principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Ele também é caçado: seu maior inimigo é a moreia. Quando é atacado ou quando se sente em perigo, o polvo aspira uma grande quantidade de água e espirra-a para fora por uma espécie de buraco chamado "sifão", que lhe permite fugir a grande velocidade.

Muitos polvos têm essas duas “armas” para se defender de seus inimigos. Dentre seus principais predadores estão: tubarões, raias, moreias, alguns peixes, raias e também o ser humano.

O "polvo cobertor" é um dos animais mais raros de se encontrar nos oceanos. Mas, nos últimos dias, a bióloga marinha Jacinta Shackleton, tirou a sorte grande ao encontrar um exemplar nadando pelas águas límpidas da Grande Barreira de Corais, na costa da Ilha Lady Elliot, na Austrália.

O que pouca gente sabe é que os polvos possuem 9 cérebros! Um central e um na base de cada um de seus 9 tentáculos! É muito cérebro para um animal só!

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.

As algas são organismos clorofilados, pois, possuem clorofila, um pigmento fotossintético, que absorve luz, principalmente, no comprimento azul e reflete o comprimento verde, deixando a água com esse tom. Águas mais ricas em nutrientes, possuem mais algas e tendem a ter um tom mais verde.

Por que a água do mar é azul? O mar é azul porque a energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores, funcionando como um filtro da luz solar. Quando a luz é absorvida, sua energia é transformada em calor.

Você já deve ter percebido também que, quando a água está em movimento, como nas ondas que se quebram na praia ou ainda nas cristas das ondas, sua coloração tende a ficar branca. Isso ocorre porque há diluição do ar atmosférico entre as moléculas de água, diminuindo ainda mais o processo de absorção de luz.

Eles vivem em barcos ou em cabanas em palafitas sobre recifes rasos. Além disso migram de um lugar para outro em flotilhas carregando clãs inteiros. Eles sobrevivem com uma dieta quase inteiramente de frutos do mar.

Os povos do mar são uma suposta confederação de povos marinheiros que atacaram o Egito Antigo e outras importantes localidades no mar Mediterrâneo antes do Colapso da Idade do Bronze.

O vertebrado mais venenoso do mundo não é o maior do reino animal, muito pelo contrário. Trata-se da rã flecha-dourada (Phyllobates terribilis) endêmica da costa do Pacífico colombiano, segundo dados da Fundação ProAves, encarregada de estudar e conservar espécies ameaçadas de extinção na Colômbia.

Continuar lendo Como é o polvo do mar?