Como é transmitida a Peniciliose?

Perguntado por: vmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Pode ser transmitida por animais e o contágio se dá por via respiratória. Penicillium Marneffei: a peniciliose pode atingir áreas vitais do corpo humano, como pulmões, fígado e rins, e, no caso de pessoas soropositivas e com baixa imunidade, até levar à morte.

A transmissão de pessoa para pessoa é feita de forma indireta, por meio do contato com o fungo no mesmo ambiente de convivência, e também de fatores precipitantes de cada indivíduo”, explica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

O diagnóstico foi feito através de exame de escarro e cultura para fungos, que revelou a presença de colônias de P. marneffei. O tratamento foi realizado com antifúngico, obtendo boa resposta terapêutica. Salientam-se as conseqüências da globalização, na qual as doenças podem ser difundidas universalmente.

Peniciliose
É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. A doença é considerada grave, pois pode atingir diversos órgãos vitais do corpo, como o pulmão, os rins e fígado.

As doenças causadas por bactérias podem ser transmitidas de diversas formas, tais como: Ingestão de alimentos e água contaminada por bactérias: pode-se citar a cólera e o botulismo. Pelo ar: pode-se citar a tuberculose, hanseníase e coqueluche. Via sexual: pode-se citar a gonorreia e a sífilis.

O Penicillium é um gênero de fungo que cresce em ambientes diversos (principalmente em ambientes escuros e arejados), em alimentos (como pão, biscoitos e laranjas) levando a produção de mofo e em matéria orgânica biodegradável, podendo causar infecções chamadas Peniciloses e intoxicações em animais e seres humanos.

Penicillium. Este patógenos podem sobreviver no solo ou no interior das sementes e grãos, podendo causar problemas e intoxicações em seres humanos e animais. Danos: Estes fungos provocam descolorações nas sementes, redução na germinação, perda da matéria seca, produção de micotoxinas e alteração do valor nutricional.

A transmissão mais provável é pelo contato direto com seres humanos, animais ou solo contaminado, ou indireto por exposição a objetos e pisos contaminados(4-7). Os dermatófitos são os responsáveis pela maioria dos casos, sobressaindo-se entre os agentes etiológicos o Trichophyton rubrum(5).

A transmissão por contato é a transmissão da infecção por meio do contato direto com uma pessoa infectada (por exemplo, durante um aperto de mão seguido do toque nos olhos, nariz ou boca), ou com objetos e superfícies contaminados (fômites).

E espécies de fungos (como Candida albicans, que pode causar sapinhos, infecções do trato urinário e infecções de fermento genital) podem sobreviver em tecidos por até um mês. Os vírus da gripe também podem sobreviver em tecidos e tecidos por 8-12 horas.

Você pode estar sofrendo de micose de virilha se observar:
Uma erupção avermelhada com bordas ressaltadas — geralmente na virilha, em dobras da pele, na parte interna das coxas ou nas nádegas. Coceira irritante e persistente na pele da região da virilha. Sensação de queimação em volta da região afetada.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Micose é o nome genérico que caracteriza várias doenças causadas por fungos. Os fungos causadores de doenças buscam lugares quentes e úmidos do corpo humano para se abrigarem. Geralmente, os fungos se instalam na pele, couro cabeludo e unhas. As micoses são tratadas com antimicóticos ou antifúngicos.

A paracoccidioidomicose (PCM) é a principal micose sistêmica no Brasil. Essa doença representa uma das dez principais causas de morte por doenças infecciosas e parasitárias, crônicas e recorrentes, no país.

Os principais agentes infecciosos são os vírus, bactérias, protozoários e fungos, entretanto, outros organismos como os helmintos, também podem ser assim denominados, não sendo essa, portanto, uma definição que engloba apenas micro-organismos.

A tinea corporal é geralmente causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum.

Os fungos reproduzem-se de forma assexuada (brotamento, divisão binária, entre outros) ou sexuada. Os fungos são organismos uni ou multicelulares, heterotróficos e que se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, principalmente por meio da produção de esporos.

A transmissão de doenças pode ocorrer através do contato ou por respiratória, sendo esta última por meio de gotículas (partículas maiores) ou por aerossóis (partículas menores).

Estes são os elementos básicos da cadeia de transmissão das doenças infecciosas: indivíduo doente, indivíduo são, agente infeccioso e ambiente.

O gênero Penicillium sp é bem conhecido devido sua capacidade lipolítica colaborando com a indústria de alimentos para produção de flavorizantes, queijos e outros produtos lácteos.

No caso dos queijos finos, como o citado Gorgonzola, o mofo é de propósito: os fungos (Penicillium roqueforti) são adicionados ao leite do queijo para que, ao se proliferarem pelo alimento, eles possam dar mais sabor ao produto. Esses fungos são selecionados e não fazem mal à saúde, então pode comer à vontade.

Continuar lendo O que é Peniciliose?