Como é transmitida a luz?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Todo meio em que a luz se propaga pode ser chamado de meio óptico. Uma vez que luz é uma forma de onda eletromagnética, ela também é capaz de se propagar no vácuo, e, de fato, esse é o meio em que ela se propaga com a maior velocidade conhecida, c = 299.792.458 m/s (o símbolo c é usado para a velocidade da luz).

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

Meios de Propagação da Luz
Meio translúcido: é um meio irregular, pois apesar da passagem da luz, ela é pouco nítida. Exemplo disso é a neblina que esconde a luz do Sol. Meio transparente: é um meio regular, motivo pelo qual a luz passa facilmente por ele. O vácuo é um meio transparente.

Toda a óptica geométrica se baseia em três princípios fundamentais: o princípio da propagação retilínea, o da reversibilidade dos raios e o da independência dos raios.

Ela é transportada por meio de linhas de transmissão e chega até o seu destino por redes de distribuição. Essas redes são formadas por postes, cabos e transformadores que, por sua vez, levam a eletricidade às residências, indústrias, hospitais, escolas, entre outros locais.

Concluímos que todo corpo capaz de emitir luz é uma FONTE DE LUZ. O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

A luz se propaga de três maneiras: feixe paralelo, feixe divergente ou feixe convergente. Três princípios regem a Óptica Geométrica: a propagação retilínea da luz, a independência dos feixes de luz e a reversibilidade do trajeto da luz.

Para resumir, o que torna os vidros transparentes é a habilidade que os elétrons possuem de interagir com o fóton, fazendo com que a luz se propague através do objeto. Entretanto, é importante salientar que isso só acontece com fóton de luz visível, pois não é todo tipo de luz que o vidro permite a passagem.

Resposta verificada por especialistas. O objeto que bloqueia a passagem de luz é qualquer um que produza sombra.

A reflexão da luz é o fenômeno em que uma onda de luz atinge uma superfície e muda de direção e/ou sentido, mas continua no mesmo meio de propagação. A superfície é uma mudança de meio de propagação (ar e vidro, no caso dos espelhos). A reflexão luminosa é a base da construção e utilização dos espelhos.

A propagação pode ser feita de duas formas: de forma sexuada, com a semeadura; ou de forma assexuada, pela multiplicação. É a forma de propagação feita através de sementes.

A velocidade da luz e de outras ondas eletromagnéticas depende exclusivamente do índice de refração do meio em que elas se propagam. Por exemplo: a luz propaga-se com velocidade máxima no vácuo, mas, na água, cujo índice de refração é de aproximadamente 1,33, sua velocidade é 1,33 vezes menor que no vácuo.

Materiais transparentes - São materiais que se deixam atravessar pela luz, permitindo uma visão nítida através deles. São exemplos de materiais transparentes, o vidro, o acrílico ou o papel celofane.

Um raio de luz é uma linha orientada que representa, graficamente, a direção e o sentido de propagação da luz. Um conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz. Este pode ser convergente, divergente ou paralelo (Figura 1).

A velocidade da luz é a velocidade máxima que um objeto consegue alcançar. A velocidade da luz no vácuo é simbolizada pela letra c e equivale a 299.793.458 m/s. Este valor é comumente arredondado para 3,0 x 108 m/s ou, ainda, 300.000 km/s.

A luz natural que ilumina nosso planeta é produzida pelo astro chamado de sol, que está localizado a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra.

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

As propriedades primárias da luz visível são intensidade, direção de propagação, espectro de frequência ou comprimento de onda e polarização.

Fonte de Luz ou Fonte Luminosa. É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.