Como é ter um filho?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Ter um filho implica muito amor, tempo e dedicação, por isso não é uma decisão que se deva tomar de ânimo leve. Mais vale ter um bebé quando se sentir preparada para tal. Não interessa nada forçar uma situação, só porque a sociedade a isso obriga. Se nunca quiser ter filhos, ótimo também.

Algumas vantagens como a estabilidade profissional, emocional e familiar são aspectos que colaboram para a escolha de ter filhos mais tarde. E se a saúde permitir, a idade não é um problema.

O pós-parto é um momento de profunda reorganização física, emocional e psíquica. Além dos cuidados com a casa e com a rotina, pra receberem um novo integrante da família, o corpo também precisa se preparar. A produção de hormônios se altera, o útero diminui, os seios aumentam, entre outras mudanças.

De acordo com a especialista, as mudanças fisiológicas e hormonais podem refletir em mudanças emocionais. “Um dos principais motivos é a sensação de imperfeição diante das demandas presentes nos cuidados com o bebê, gerando diversos sentimentos como medo, angústia e frustração diante as tarefas”, aponta.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano. Aos 43 anos, esta chance cai para 1%. Depois de 45 anos fica quase impossível engravidar a partir dos seus próprios óvulos.

O primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.

60 anos

Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.

Ele disse em Gálatas, capítulo quatro, versículo 19: "Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós." Você pode ter cem filhos espirituais ou até mais, não há limites. Vale ressaltar, nesse momento, que gerar filhos não é privilégio apenas das mulheres.

Os valores aproximados de quanto custa ter um filho podem variar entre R$ 400 mil e R$ 2 milhões, considerando os gastos dos 0 aos 18 anos.

Além dos benefícios quanto à disposição, optar por ter filhos mais cedo é interessante do ponto de vista fisiológico, como explica o médico especialista em reprodução humana Vinicius Medina Lopes. ;A melhor idade para uma gestação é na casa dos 20 anos, pois a mulher geralmente apresenta uma melhor condição física.

Aqui vão algumas dicas práticas para o futuro papai

  1. Tenha paciência. Os hormônios da gravidez provocam alterações de humor inimagináveis. ...
  2. Faça com que ela se sinta amada e desejada. ...
  3. Seja participativo. ...
  4. Abandone hábitos negativos. ...
  5. Descanso necessário. ...
  6. Desabafe. ...
  7. Participe dos preparativos. ...
  8. Organize os gastos.

2- Divida tarefas carregando o bebê ou colocando-o para arrotar assim que ele terminar de mamar, para evitar cólicas. Você também pode dar banho, trocar a fralda, colocar para dormir, cantar e contar histórias. Isso reforça o vínculo psicoafetivo entre você e seu filho.

Se pensa em engravidar, ela deve dizer que não tem obrigação de falar sobre isso, ou pode responder que está avaliando a questão. Se ela não tem 100% de certeza, então seria cabível também falar que ainda está avaliando essa questão do planejamento e estrutura familiar”, orienta.

O aumento do hormônio do crescimento (GH) estimula a renovação das células, o que faz com que a pele fique mais bonita e saudável. Além de deixar a mulher mais bem disposta, o hormônio também atua na vascularização da região da vagina, favorecendo a sensação de prazer no ato sexual.

Durante a gestação, geralmente o homem tende a se sentir mais atraído pela parceira. Isso acontece porque há o aumento da circulação na região pélvica, tornando a mulher mais sensível e lubrificada. Agora ela se sente ainda mais atraente, sem precisar se preocupar com a barriga, que vira motivo de orgulho para o casal.

Um estudo mostra pela primeira vez que a massa cinzenta das mulheres grávidas reduz em áreas relacionadas com a empatia. Esta diminuição nas conexões neurais da mãe otimizaria certas funções, tais como interpretar os estados mentais do filho ou antecipar potenciais ameaças do meio ambiente.

Além das mudanças no corpo, a carga de responsabilidades e a falta de uma rede de apoio podem causr o esgotamento materno. Entenda. O pós-parto é uma fase de mudanças físicas e psicológicas intensas, mas o fato de as muitas mães enfrentarem o puerpério sozinhas intensifica as dificuldades.

A solidão materna desperta estranhamento e normalmente temos a tendência a fugir do que é desconhecido. Então é importante encarar a verdade: mães podem estar conectadas com os seus filhos e, ao mesmo tempo, viverem uma desconexão com todas as outras áreas da vida e com isso sentir solidão.