Como é sofrer por amor?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Sofrer por amor é uma consequência da dependência emocional: quando o indivíduo projeta suas expectativas e deixa toda a sua felicidade atrelada ao outro, acaba se tornando dependente da pessoa amada para ser feliz.

Sofrer por amor dói e traz infelicidade. Porém, como tudo na vida, é sempre possível dar a volta por cima e recomeçar. O principal combustível nesse processo é o amor próprio: por mais que você ame a outra pessoa, é preciso amar a si mesmo para não aceitar a infelicidade em sua vida.

De olho na ocitocina e na dopamina
A ocitocina é chamada de “hormônio do amor” e, quando uma pessoa está sofrendo por alguém, os níveis dessa substância caem drasticamente. A dopamina, por sua vez, é responsável pela sensação de prazer.

Tudo começa com a incredulidade, protesto e reforço do apego. “O cérebro aterroriza-se e reage como se estivesse frente a uma ameaça. O sistema imunitário enfraquece e sobem os níveis de stress”, o que pode gerar dor física, descreve Espinosa. Durante esta fase é comum a pessoa envolver-se com ex-namorados.

Confira 5 sinais que podem te ajudar a identificar o fim de um relacionamento.

  1. Pouca sintonia. ...
  2. Falta de planos em comum. ...
  3. Dificuldade de diálogo. ...
  4. Visão negativa do parceiro. ...
  5. Falta de admiração e de reconhecimento.

Se livre da dor do antigo amor

  1. Cuide de sua saúde física e mental.
  2. Não reduza sua autoestima.
  3. Se concentre no futuro.
  4. Descubra seu próprio prazer.
  5. Use o rompimento como aprendizagem.

Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal, diz Durvasula. "Pode ser muito mais rápido", diz ela. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia.

Dicas Para Superar o Sofrimento Amoroso

  1. 1 – Aprenda Com o Sofrimento. Quando se está sofrendo por amor, é natural desejar esquecer a outra pessoa. ...
  2. 2 – Se Ame em Primeiro Lugar. ...
  3. 3 – Lembre-se de Tudo o Que Já Superou. ...
  4. 4 – Não Crie Expectativas Demais.

Confira as três principais dicas da ciência para fazer o cérebro parar de gostar de alguém:

  1. Não alimente um fantasma. Recuperar-se de um término é tão difícil quanto superar um vício. ...
  2. Tenha pensamentos negativos sobre a pessoa. ...
  3. Distraia-se com frequência.

A morte de alguém amado com certeza traz muitas perdas associadas; perdemos os papéis que exercíamos nessa relação, perdemos o que essa relação nos trazia, como por exemplo a segurança, perdemos a referência do que os nossos olhos alcançavam; e o olhar da pessoa amada também reassegurava quem somos.

Existem casos em que o sofrimento por amor se transforma em patologia e então é necessária a intervenção de ajuda profissional de um psicólogo. A terapia pode ser muito útil para levar a pessoa a entender o que está acontecendo, descobrir porque esse amor era tão importante e constatar que pode seguir sem ele.

O ser humano sofre quando seu sentimento não é correspondido porque somos seres sociais, queremos estar perto de quem amamos. Quando há uma negativa e encontramos esse bloqueio, sofremos como se não houvesse uma solução, como se a dor nunca mais fosse passar.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.