Como é ser Tentante?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Tentantes são todas as mulheres que estão tentando engravidar, sejam aquelas que já realizaram algum tratamento para fertilidade ou aquelas que estão tentando engravidar de maneira espontânea. Segundo especialistas, um casal deve procurar ajuda profissional após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso.

Pouco mais de um terço dos casais saudáveis engravidarão no primeiro mês de tentativa. Se você tem menos de 35 anos e boa saúde, é perfeitamente natural que demore até um ano.

Três meses antes de iniciar o período de tentantes, é indicado à mulher a introdução do ácido fólico. Sua reposição na fase pré-gestacional e nos primeiros três meses de gravidez diminui o risco para o desenvolvimento de defeitos no tubo neural do bebê, tais como anencefalia ou espinha bífida.

Síndrome dos ovários policísticos, hiper ou hipotireoidismo, desequilíbrio hormonal, estar acima ou abaixo do peso, estresse, dietas inadequadas e idade próxima a menopausa são fatores comuns para problemas na ovulação”, explica.

Quando estiver se preparando para engravidar, comece a dar mais atenção à alimentação e ao corpo, de modo a controlar o peso e garantir que você se sinta mais tranquila e relaxada. Programe-se para praticar atividades físicas de baixo impacto, como yoga, pilates, hidroginástica e caminhada.

7 alimentos para aumentar as chances de engravidar

  1. Frutas cítricas. ...
  2. Queijo envelhecido. ...
  3. Feijão e lentilha. ...
  4. Salmão e atum. ...
  5. Frutos vermelhos. ...
  6. Folhas verdes. ...
  7. Semente de girassol.

A dor de saber que outras pessoas conseguiam engravidar e você ainda estava a espera da sua vez pode ser um absurdo, mas para quem está na vida de tentante sabe que ela existe e é perfeitamente compreensível. Quem não se pegou com uma pontinha de inveja da mais nova gestante?

Oração para engravidar
Senhor, Deus da vida, coloco-me em tuas mãos e entrego-me inteiramente à ti, com todo o meu ardor do meu coração, porque te amo e creio em tua bondade. Senhor, que disseste “crescei e multiplicai-vos” dá-me a graça da maternidade, concede-me que este plano da criação se cumpra em mim.

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

É um mito comum que você não consiga engravidar na primeira vez que tem relações sexuais sem proteção. Isso simplesmente não é verdade. Sempre existe a possibilidade de engravidar quando se tem relações sexuais sem proteção, mesmo na primeira vez.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. Para identificar o período fértil, a mulher que tem o ciclo regular de 28 dias, por exemplo, deve contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, e este será o dia mais fértil.

Normalmente, após seis meses de tentativas, cerca de 70% dos casais obtêm sucesso na gestação, enquanto 85% tendem a engravidar com até um ano de tentativas. Após esse período, problemas de fertilidade passam a ser considerados para um ou ambos os parceiros e representam 15% dos casais com infertilidade.

De acordo com uma pesquisa feita na University Hospital Zurich (Suíça), fazer sexo antes das 7h30 oferece maiores chances de a gestação acontecer. Para chegar a essa conclusão, os especialistas analisam amostras de sêmen de 7.068 homens em tratamento de fertilidade, com idade entre 25 e 40 anos.

O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. O líquido pré-ejaculatório pode, sim, conter espermatozoides. Sim. Embora a chance seja menor devido à quantidade reduzida, esse fluido pode conter espermatozoides; logo, há possibilidade de gravidez.

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

Não há provas de aumento das chances de gravidez se a mulher permanecer deitada após o ato sexual. O objetivo desse repouso seria permitir que a gravidade ajudasse os espermatozoides no caminho até as trompas de Falópio, onde devem se encontrar com o óvulo para que a concepção aconteça.