Como é retratada a classe trabalhadora no filme Tempos Modernos Use trechos do filme?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A classe é tratada com muito esforço sem ferias remuineradas trsbalham sem parar sem direito a descanço nao podem nem comer entre outros,e quase escravos a diferença e que ganham para isso, mas o salario nao conpensa, e completamenta inaceitavel.

No filme, o vagabundo Carlitos, ironicamente, encontra-se na condição de operário. É ao auge do predomínio do padrão de acumulação taylorista-fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado.

O tema do filme é a vida numa sociedade capitalista moderna, industrial, e os males decorrentes da concentração da riqueza, por um lado, e das formas alienadas e alienantes do trabalho sob o fordismo, onde a máquina e os processos de produção dominam o operário e impõe-se a ele.

Resposta. A classe é tratada com muito esforço sem ferias remuineradas trsbalham sem parar sem direito a descanço nao podem nem comer entre outros,e quase escravos a diferença e que ganham para isso, mas o salario nao conpensa, e completamenta inaceitavel.

o filme apresenta o trabalho alienado, as pessoas trabalhavam muito, como se fossem as próprias máquinas, e ganhavam pouco. Porque eles pensavam que aquilo era bom e certo, eles não tinham quase nenhum entendimento do que é um trabalho correto.

O filme Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.

Qual era o sonho que a maioria dos operarios tinham e ainda tem nos dias atuais, evidenciado no Filme? O operariado sonha em ter sua casa própria, em constituir família e participar da vida social.

As condiçoes de trabalho eram desumanas, desenvolviam uma atividade repetitiva em uma velocidade controlada por uma máquina, os trabalhadores também não tinham muita segurança, pois muitas vezes o ritmo era aceleradíssimo, correndo o risco de até ser engolido pela máquina.

A figura do empregador
Tempos Modernos apresenta uma figura caricata e aristocrática do empregador. Inominado, chamado apenas de “Presidente”, suas atitudes banais contrastam com o excesso de trabalho que impõe aos operários: passa o tempo montando um quebra-cabeça, tomando café e… bisbilhotando os funcionários.

A intenção era mostrar que as máquinas estavam substituindo o homem, que estavam no controle de todo o processo, inclusive na tarefa de alimentar as pessoas, conforme parte do filme em que Chaplin testa uma máquina que alimenta o trabalhador, afim de que este diminua o tempo de descanso e com isso, sobre mais tempo ...

Resposta. O filme pode ser tido como 'inspiração marxista', ou seja, o capitalismo é retratado como processo de produção de bens desumanizador para o trabalhador.

Chaplin, no papel principal, eternizou a figura do operário que não consegue parar de repetir os movimentos mecânicos da atividade na fábrica. É considerado até hoje um libelo contra as jornadas extenuantes e as péssimas condições de trabalho nas indústrias da época.

Houve aumento da produtividade, mudança nas relações de trabalho, alterações no modo de vida e padrões de consumo da sociedade; alterou-se a relação entre o homem e a natureza, houve avanços em diversos campos do conhecimento, entre outras mudanças.

A expressão classe trabalhadora é normalmente associada, nos textos de Marx e Engels, ao conjunto daqueles que vivem da venda da sua força de trabalho, quase sempre em troca de um salário.

Proletariado, na concepção de Marx, é a classe social dos que vendem sua capacidade de trabalhar por não possuírem meios próprios de subsistência. A palavra proletariado é mais antiga do que parece.

A classe trabalhadora enquanto tal, sujeito da história, só aparece mais tardiamente. As primeiras organizações das quais participam os trabalhadores aparecem no século XVIII e as primeiras verdadeiras organizações de trabalhadores o farão em meio ao processo de revolução industrial inglesa no começo do século XIX.