Como é retirada a cápsula endoscópica?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O paciente ingere a cápsula endoscópica (CE) com 250 ml de água aproximadamente e será monitorizado com eletrodos ou com um cinturão onde será preso o gravador de dados. Após a eliminação da cápsula pelas fezes ou 8-10 horas a partir da instalação do equipamento, o paciente retorna ao hospital para retirar o gravador.

Alto custo. Segundo a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), o exame varia de R$ 2.500 a R$ 6.000 no país.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

O exame de cápsula endoscópica (endoscopia sem fio) é um procedimento em que a pessoa ingere uma cápsula alimentada por bateria. A cápsula contém uma ou duas pequenas câmeras, uma luz e um transmissor. Imagens do revestimento do intestino são transmitidas para um receptor preso à cintura ou em um bolso da pessoa.

Os sintomas após a endoscopia podem incluir fraqueza, mal estar, desorientação e reflexos lentos. Em geral, depois que os efeitos do anestésico passam, o paciente ficará novamente disposto, o que pode levar em torno de 8 horas, dependendo da medicação utilizada.

Para endoscopia digestiva alta de rotina, midazolam é superior ao diazepam, quando utilizado como o único agente sedativo (GRAU DE RECOMENDAÇÃO A).

A sedação para endoscopia usa basicamente dois tipos de anestésicos:

  1. Opioides, que tiram a dor, como o fentanil.
  2. Hipnóticos que causam a inconsciência, como como propofol.

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

O tempo de sedação dura somente até o exame ser concluído. O procedimento é seguro e é colocado um protetor de boca para evitar que o endoscópio seja mordido. A todo momento a oxigenação e a frequência cardíaca do paciente são monitoradas.

Quando é necessário fazer endoscopia com biópsia? A endoscopia com biópsia é solicitada quando são encontradas áreas anormais durante o exame. Consiste em coletar amostras de tecido retiradas do esôfago, estômago e duodeno que passam por análise anatomopatológica.

É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Quais os riscos do procedimento? A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. A complicação mais frequente é flebite (dor e inchaço no trajeto da veia puncionada) que pode acontecer em até 5% dos casos, dependendo da medicação utilizada para sedação.

Com a cápsula é possível perceber uma alta sensibilidade e especificidade da detecção, principalmente da fonte de sangramento em pacientes com sangramento gastrointestinal obscuro, tornando possível a sua recomendação como parte da rotina de trabalho em pacientes com esse tipo de sangramento.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

Melhor absorção: as cápsulas podem ter uma maior biodisponibilidade, o que significa que mais medicamentos entram na corrente sanguínea, o que os torna um pouco mais eficazes que os comprimidos em média.

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas.

Mas, além de gelatina, elas podem conter também materiais como plastificante, corantes, agentes opacificantes e conservantes que permitem a formação das cápsulas e melhoram seu desempenho. Além disso, essas cápsulas contêm de 12 a 16% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento.

A colonoscopia virtual é realizada com equipamento de Tomografia Computorizada (TC) que utiliza baixa dose de radiação. As imagens obtidas são analisadas por programas que geram imagens do intestino em várias perspectivas. O exame dura, geralmente, 15 minutos.

O que é Colonoscopia
O exame de colonoscopia trata-se de um procedimento de imagem, onde é possível avaliar o interior de todo intestino grosso até o final do intestino delgado.

O ideal é ir para casa com o acompanhante e permanecer em repouso até o efeito do sedativo cessar completamente (cerca de 12 horas). Após o exame o paciente pode retornar com seus hábitos alimentares normalmente, mas se recomenda não ingerir bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.