Como é que se faz branco?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Portanto, apenas a combinação de feixes de luz nessas sete cores, não a combinação de cores de tinta, resulta na cor branca. Isso significa que, se você tentar misturar tintas com pigmentos nas cores vermelha, amarela e azul, só vai conseguir uma cor cinza-escuro ou uma outra bem próxima do preto.

Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

Entre as diferentes opções, uma que está em alta é a cor de tinta branco gelo. Essa é uma cor de branco mais acinzentada, por isso combina com espaços em que se deseja ter a amplitude e a leveza do branco, mas sem uma cor pura ou tão clara.

Tríade Aditiva: vermelho, verde e azul
São chamadas “aditivas” porque ao serem adicionadas, a soma dessas três cores, resulta na luz branca.

A cor branca era um dos pigmentos mais utilizados pelos povos pré-históricos. Pinturas em cavernas paleolíticas, datadas de 30 mil anos a.C., mostram que o pigmento, feito de cálcio e giz, servia como plano de fundo ou mesmo para realçar as figuras retratadas.

Tinta de amido de milho
A receita usa 1 xícara de amido de milho, 1/2 xícara de água fervendo, 1 xícara de água fria e corante de alimentos. Você começa misturando o amido de milho com a água fria para dissolver tudo. A consistência vai ficar estranha, mas é só continuar mexendo para dissolver tudo.

Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

  1. Amarelo + vermelho = laranja.
  2. Vermelho + azul = roxo ou violeta.
  3. Azul + amarelo = verde.

Ao misturar tintas da cor vermelho com branco o resultado dessa mistura será uma tinta de cor rosa. Logo, a mistura de vermelho com branco será rosa. Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. As cores primárias são: vermelho, azul e amarelo.

As cores subtrativas surgem a partir das seguintes misturas: Vermelho + verde = Amarelo. Vermelho + azul = Magenta. Verde + azul = Ciano.

Misturar branco à tinta verde fará com que você obtenha um tom mais próximo do menta.

Qual o melhor branco para pintar paredes? Depende do efeito que você quer causar na sua decoração. O branco gelo é melhor se você prefere reduzir os contrastes e criar uma decoração mais suave. O branco neve é melhor se você prefere decorar com pontos de cores vibrantes e criar uma decoração de alto contraste.

O branco gelo é um pouco acinzentado enquanto o branco neve é mais luminoso e brilhante (reflete mais a luz). Assim, os móveis e objetos apresentam maior contraste e sobressaem mais sobre uma parede branco neve.

Graças a neutralidade, é possível combiná-los com todas as cores do círculo cromático, intensas, como amarelo e laranja, neutras, como bege e marrom, ou escuras, como cinza e preto. A ausência de pigmentos na composição ajuda a destacar as outras tonalidades, deixando o ambiente mais claro e luminoso.

Amarelo

Amarelo: a cor da alegria e otimismo.

Significado da cor Azul
O azul claro, assim como o verde, traz a sensação de higiene e frescor para o espectador. Além disso, é uma cor capaz de estimular a criatividade em um ambiente e transmitir a sensação de sucesso e conquista.

Cores Terciárias: união de uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho e laranja); amarelo-esverdeado (amarelo e verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul e roxo) e azul-esverdeado (azul e verde).

Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos. Em 1775 o químico sueco Carl Wilhelm Scheele descobriu o arsenito de cobre.

Pigmento Branco
A substância mais comumente usada para obter tinta branca é o dióxido de titânio, obtido de três minerais: rutilo, ilmenita e anatásio. Curiosamente, embora forneçam pigmento branco, os dois primeiros geralmente têm cor preta.