Como é que se escreve Farinha?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

substantivo feminino Pó extraído dos grãos dos cereais, com o qual se faz pão, bolo etc: farinha de trigo, de arroz, de mandioca.

O vocábulo tem origem no latim farina ou farinae, referindo-se ao pó moído de trigo ou de qualquer outro grão.

[Informal] Não enganar (ex.: ninguém faz farinha com ela).

Farinha de trigo de alta qualidade, produzida sem aditivos e com uma seleção de grãos que respeitam o meio ambiente.

farinha de rosca

A farinha de rosca é um ingrediente muito usado na nossa culinária principalmente para fazer empanados e milanesas.

barriga substantivo, feminino (plural: barrigas f)

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoriorios

A farinha é composta basicamente por amido, com uma média de 85% do ingrediente em sua composição. Farinha de Trigo Integral: diferente da farinha branca, esse alimento mantém a fibra do alimento, dessa forma também mantendo mais selênio, manganês e fósforo.

wheat flour {subst.}

A espelta, também conhecida como trigo-vermelho, faz parte da família das gramíneas e é “parente” do trigo. É um grão integral e ancestral, excelente fonte de fibras e que contém glúten.

Os chineses já conheciam o grão há cerca de 2 mil anos a.C e o usavam para fazer farinha, macarrões e pastéis. No século XIII, há registros da visita de Marco Pólo a China, de onde trouxe o macarrão para a Itália, onde seria base daquela cultura gastronômica e de outros países da Europa, sobretudo os mais frios.

Os chineses já conheciam o trigo cerca de 2 mil anos antes de Cristo. Com ele, faziam farinha, macarrões, pastéis. Diz a história, também, que no século XIII, Marco Pólo esteve na China e de lá trouxe o macarrão para a Itália. Na Europa, o cultivo do trigo se expandiu nas regiões mais frias, como Rússia e Polônia.

farinhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Extremamente crocante, é elaborada a partir da polpa da mandioca amarela, que ganha acidez através da fermentação em água corrente realizada por no mínimo 5 dias, técnica que lhe dá seu nome “D'água”.

É um produto sofisticado, elaborado com primazia em processo de moagem especial dos grãos de trigo, que garante muito mais leveza e sabor.