Como é que se escreve boazinha?

Perguntado por: cfarias . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

[Gramática] Diminutivo feminino singular de bom. substantivo feminino Pessoa boa, benevolente.

Boas é o plural de boa.

Gente boa , coloq : pessoa de boa índole; boa gente, gente fina: “– Uns rapazes simpáticos.

adjetivo Repleto de bondade, de benevolência; bondosa: criança boazinha. [Gramática] Diminutivo feminino singular de bom. substantivo feminino Pessoa boa, benevolente. [Botânica] Variedade de pera alentejana.

Sintomas da síndrome da boazinha
Desgaste físico, mental e emocional devido ao acúmulo de compromissos e tarefas; Necessidade constante de aprovação; Não ter voz ativa para enfrentamentos; Dificuldade em fazer críticas (mesmo as construtivas).

bonzinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Ele é cordial em excesso, solícito em excesso, prestativo em excesso, humilde em excesso… Enfim, o bonzinho manifesta em suas atitudes e comportamentos todas as características superficiais que são reputadas a um indivíduo supostamente bom.

Ser bonzinho demais NÃO garante felicidade no amor
O resultado será um relacionamento de mão única que, invariavelmente, resulta em frustração. Além disso, segundo o psicólogo, nem sempre o outro percebe toda a bondade do par como algo amoroso e, assim, se sentem pressionados, sobrecarregados e até manipulados.

São palavras que formam mensagens bonitas e que geram nos falantes atitudes essenciais para uma vida plena e uma convivência saudável com os outros.

1. Coisas boas. Benefícios. Estas questões sendo relacionadas, trazem coisas boas.

Ele diz: 'Vamos com calma' ou 'Vamos ver no que vai dar. ' Ele quer dizer: 'Ainda estou decidindo se quero ou não namorar você. '

1 apurado, fino, chique, refinado, requintado, seleto, sofisticado.

adjetivo Diz-se da pessoa agradável, de boa índole, que transmite aos demais bons sentimentos; gente boa: meu amigo é gente fina. [Gíria] Pej. Diz-se de quem sabe se comportar em situações específicas ou em eventos requintados, geralmente se relaciona às pessoas com posição social e/ou dinheiro: festa para gente fina!

As pessoas supostamente "boazinhas" geralmente são aquelas que usam da suposta generosidade como forma de controle sobre o outro, pois ao fazer o bem evitam complicações para si mesmas, ou usam as consequências desta bondade em proveito próprio.

As causas, normalmente, vêm de algumas ausências durante a infância. ”Pode ser falta de afeto, cuidado e amor.