Como é que se escreve aprender?

Perguntado por: acaetano2 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O verbo aprender tem sua origem na palavra em latim apprendere, devendo assim ser escrito com apenas um e. Refere-se ao ato de obter conhecimento teórico através do estudo e memorização ou adquirir habilidades práticas através do treino e vivência. Exemplos: Estou aprendendo a tocar piano.

A forma apreendendoé [gerúndio de apreender] .

Homônimos e parônimos: exemplos de palavras parônimas
Apreender (capturar, assimilar) / Aprender (tomar conhecimento); Apurado (refinado, desvendado, averiguado) / Acurado (feito com muito carinho); Apóstrofo (sinal gráfico) / Apóstrofe (figura de linguagem);

VERBO:GERÚNDIO:PARTICÍPIO:
aprenderaprendendoaprendido

Adquirir uma habilidade prática: 2 praticar, treinar, tentar, desenvolver, ensaiar, exercitar, experimentar, capacitar-se, preparar-se, adestrar-se, manusear, desempenhar, usar, trenar, versar. Exemplo: Levei vários tombos para aprender a andar de bicicleta.

Aprender é desde os primórdios da humanidade, uma prática utilizada principalmente pelo ser humano, no sentido de melhorar e facilitar as suas práticas diárias, seja no campo profissional e ou social, alcançando com isso o que chamamos de evolução; trazendo benefícios e grandes melhorias, na sua qualidade de vida de ...

Quando pensamos sobre o que é aprender, associamos o conceito à capacidade de adquirir algum tipo de conhecimento. Esse processo ocorre de diferentes maneiras, como a observação direta, raciocínio, hábito, estudo e, mesmo, por meio da convivência com outras pessoas.

verbo intransitivo
Estudar. Origem etimológica:latim apprehendo, -ere, tomar, agarrar, apoderar-se, compreender. Confrontar: apreender.

O termo apreender pode ter o sentido de compreender, assimilar mentalmente, mas também o de captar, confiscar ou capturar. Já aprender significa adquirir conhecimento ou domínio (de assunto, matéria, etc.) através do estudo ou da prática, instruir-se.

Dado que prender é, essencialmente, «privar (alguém) da liberdade; recolher à prisão; aprisionar, encarcerar», apreender não «pode ser usado com relação a pessoas, como sinónimo de prender». A polícia prende o ladrão e apreende-lhe o produto do roubo.

1 assimilado, compreendido, conhecido, descoberto, entendido, estudado, instruído, percebido, sabido.

O “Grande Dicionário HOUAISS Beta da língua portuguesa”, versão eletrônica, traz outros sentidos que apontam para outros campos implicados no “aprender-ensinar”: ensinar é “mostrar (a alguém) as consequências ruins de seus atos”; e aprender é “vir a ter melhor compreensão (de algo) esp.

Poucas coisas mudam tanto uma vida, como aprender algo novo. O aprendizado é um processo feliz e poderoso, pois nos motiva a ser mais curiosos e muda a maneira como vemos o mundo.

Já o verbo aprender rege a preposição a quando construído com complementos oracionais: (4) «Ele aprendeu a fazer este bolo.»

Indicativo

  1. Presente. euaprendo-o. tuaprende-lo. eleaprende-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euaprendia-o. tuaprendia-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. euaprendi-o. tuaprendeste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euaprendera-o. tuaprendera-lo. ...
  5. Futuro do Presente. euaprendê-lo-ei. tuaprendê-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euaprendê-lo-ia. tuaprendê-lo-ias.

Indicativo

  1. Presente. eu. aprendo. aprendes. aprende. aprendemos. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. aprendi. aprendeste. aprendeu. aprendemos. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. aprendia. aprendias. aprendia. aprendíamos. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. aprendera. aprenderas. aprendera. aprendêramos. ...
  5. Futuro. eu. aprenderei. aprenderás. aprenderá aprenderemos.

Os estímulos que o estudante recebe durante uma aula chegam ao cérebro pelos órgãos dos sentidos e ativam diferentes conjuntos de neurônios, conectados entre si, cada um deles envolvido com uma função mental importante para a aprendizagem. A atenção seleciona as informações e o cérebro dá um significado a elas.

São três os fatores que influem no desenvolvimento da capacidade de aprender: Primeiramente, a atitude que querer aprender. É preciso que a escola desenvolva, no aluno, o aprendizado dos verbos querer e aprender, de modo a motivar para conjugá-los assim: eu quero aprender.

Uma das dicas é incentivar a colaboração entre os estudantes, promovendo atividades que façam com que eles ajudem os colegas e sejam ajudados, a fim de trocar conhecimentos e competências. É uma forma de valorizar a habilidade de cada aluno e mostrar que ele é enxergado em sala de aula.

A etimologia revela que o substantivo aprendizagem deriva do latim apprehendere, que significa apanhar, apropriar, adquirir conhecimento. O verbo aprender deriva de preensão, do latim prehensio-onis, que designa o ato de segurar, agarrar e apanhar, prender, fazer entrar, apossar-se de.

Ambas as formas estao corretas. É possível falar tanto "tenho muito que aprender" como "tenho muito a aprender". Nao é o verbo "aprender" que precisa de complemento, "muito a aprender" é complemento do verbo "ter", quem precisa de complemento é o verbo "ter".