Como é que se escreve Apesar?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A forma correta de escrita da palavra é apesar, escrita de forma junta, sempre que se tratar de um advérbio. Apesar transmite uma ideia contrária a uma afirmação feita antes.

A despeito de; ainda que: sou otimista, apesar de tudo. [Gramática] Expressa uma ideia contrária, em relação à outra parte do enunciado, causando uma possível quebra de expectativa. Etimologia (origem de apesar de).

Contraria uma situação expectável: 1 ainda que, embora, a despeito de, não obstante, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, ainda quando, conquanto, se bem que, posto que, malgrado.

Apesar do? Apesar de o? Apesar de a?

  1. Apesar de antecede verbos, adjetivos ou substantivos sem artigo: Apesar de estudar muito, não se classificou no concurso. ...
  2. Apesar do (da) antecede substantivo acompanhado de artigo: Apesar do feriado, o comércio abriu. ...
  3. Apesar de o (a) se usa quando o artigo faz parte do sujeito.

Apesares. Conjugação do verbo apesarar.

Significado de Apesares
Apesares vem do verbo apesarar. O mesmo que: mortifiques, agonies.

A forma correta de escrita da palavra é pesar, com s, quer se refira ao substantivo pesar, quer se refira ao verbo pesar. A palavra pezar, com z, está errada.

1 ainda que, embora, a despeito de, não obstante que, mesmo que, independentemente de, sem embargo de, nada obstante que, ainda quando, conquanto que, se bem que, posto que, malgrado que. Exemplo: Não quis a minha ajuda, apesar de que ainda estava debilitado.

Apesar vem, sim, de a + pesar, vindo esta última do Latim PENSARE, “pesar, ponderar, meditar”.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Ainda assim é uma expressão que pode ser usada como sinônimo de entretanto, no entanto, apesar de, porém, mas ou todavia. Trocando em miúdos, é uma expressão que tem sentido de contradição. Vejamos: Ele se esforçou, ainda assim isso não foi o bastante.

Difíceis é o plural de difícil. O mesmo que: improváveis, árduos, constrangedores, custosos, embaraçosos, exigentes, inacessíveis, laboriosos, penosos.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.

1 ainda assim, mesmo assim, ainda, não obstante, nada obstante, no entanto, entretanto, todavia, sem embargo.

Em que pesem as suas contradições, a melhor tese ainda é a dele. A máquina estatal mostra-se ineficiente, em que pesem os esforços do governo. Em que pesem as dificuldades do momento, ele não recuará.

Não obstante é uma locução conjuntiva cujo significado se refere a uma situação de oposição a uma outra ideia apresentada, mas que não impede sua concretização. É sinônimo de "apesar de", "conquanto", "contudo", "a despeito de", "nada obstante".

Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.