Como é que se corta uma melancia?

Perguntado por: vaguiar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Para cortar uma melancia, use uma faca afiada para fatiar as extremidades da fruta. Deixe-a em pé sobre um dos lados cortados e passe a faca ao meio dela, de cima a baixo, para abri-la em dois. Em seguida, corte cada lado em duas partes no sentido do comprimento.

A melancia só deve ir à geladeira quando picada
Por isso, assim que estiverem maduras, fatie e coloque na geladeira. Dependendo do período que você compra a fruta, é melhor deixá-la inteira, na temperatura ambiente. Caso você compre apenas um pedaço do alimento, não hesite em guardá-lo no frio assim que chegar em casa.

Misturar melancia com leite não pode? Mito. Assim como o mito de que consumir melancia à noite faz mal, possíveis malefícios ao consumir melancia com leite também são infundados. Não existem pesquisas capazes de comprovar que a mistura causa danos à saúde.

A melancia pode ser partida no máximo em 1024 pedaços.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

Se a melancia já estiver cortada, a recomendação é observar se a polpa apresenta cor uniforme e acentuada. As sementes também devem ter cor pronunciada e estarem brilhantes. Os pedaços devem ter aparência firme e densa.

Assim como a maçã, a melancia deve ser congelada em pedaços e colocada dentro de um saco hermético. Ela também pode ser conservada pelo período de um ano, sem correr o risco de estragar. Além disso, o método de descongelamento é bem fácil - basta tirar a fruta do freezer e deixá-la em temperatura ambiente.

Sim, o cachorro pode comer melancia, desde que oferecida sem casca e sem sementes. Se você quer dar uma variada na hora de dar um petisco ao cão, essa é uma ótima opção. Aliás, é uma das frutas mais seguras para os cães!

Conservar a banana madura na geladeira, por exemplo, pode prolongar o período de consumo da fruta por alguns dias, mas não por muito tempo, pois o refrigerador não impede o processo de amadurecimento, apenas faz com que ele seja mais lento, permitindo que o sabor e as vitaminas permaneçam por mais alguns dias.

Armazene a melancia em temperatura ambiente.
Enquanto não for cortá-la, é melhor deixá-la em temperatura ambiente, longe da exposição à luz solar. Não guarde uma melancia sem cortar por mais de duas semanas.

Laranja e maçã não devem ser armazenadas lado a lado
Maçã e laranja são dois exemplos de frutas que ficam muito melhor armazenadas na geladeira, mas bem separadas uma da outra. Os gases emitidos por cada uma podem estragar ambas. Por isso, se possível as mantenha em prateleiras separadas, dentro de sacos plásticos.

Isso porque ela é composta por mais de 90% de água. Sendo assim, a ingestão de melancia tem um alto potencial de provocar noctúria, ou seja, a vontade de urinar no meio da noite. Isso pode atrapalhar a sua noite de sono.

A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

Além disso, antes de ir para a cama, a melancia deve ser sempre evitada, já que também pode provocar inchaços e vontade de urinar. Em contrapartida, a melancia pode ser aproveitada no café da manhã e como sobremesa do almoço. Você deve consumir essa fruta com moderação, se quiser evitar o ganho de peso.