Como é que se brinca de Cinco Marias?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

As dez marias (saquinhos de arroz ou pedrinhas) ficam espalhadas pelo chão. O jogador tem que escolher uma das almofadinhas, jogá-la para o alto, pegar outra no chão e pegar a que está no alto antes que ela caia. Quem errar passa a vez para outro e depois retoma de onde parou.

Brincadeira que utiliza em seu desenvolvimento cinco ou mais pedrinhas, sementes ou saquinhos contendo areia, arroz, etc. Atira-se uma pedrinha ao ar e, enquanto ela sobe e desce, apanham-se as outras, que estão repousando. Este movimento básico perdura durante todo o jogo, que apresenta jogadas variadas.

Marias ou Mariasch é um jogo de vazas solo para três jogadores da família Marriage Rei-Dama dentro do tipo Ás-Dez (cartas maiores na classificação), mas com um sistema de pontuação simplificada.

No Brasil, a brincadeira veio possivelmente com os portugueses durante o período de colonização. Isso pode também explicar o nome de cinco marias, já que os portugueses eram católicos.

NO BRASIL, A BRINCADEIRA VEIO POSSIVELMENTE COM OS PORTUGUESES DURANTE O PERÍODO DE COLONIZAÇÃO. ISSO PODE TAMBÉM EXPLICAR O NOME DE CINCO MARIAS , JÁ QUE OS PORTUGUESES ERAM CATÓLICOS.

Os participantes têm que ficar sentados no chão. Para começar, a primeira pessoa pega sete pedras e as joga no chão. Em seguida, ela escolhe uma das pedras para ser a pedra-chave no jogo. Depois, ela joga a pedra-chave para o alto e tem que apanhar as que estão no chão uma por uma, antes que a primeira caia.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

6 brincadeiras de rua para conhecer e se divertir!

  • Pega-pega. Também conhecida como pique-pega, essa é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais e simples que existem. ...
  • Esconde-esconde. ...
  • Rouba-bandeira. ...
  • Queimada. ...
  • Mestre mandou. ...
  • Amarelinha. ...
  • Ative seu #ModoBrincar e aproveite!

Em 1974 o Cruzeiro jogou o clássico de saia.

Calendário - Cruzeiro

DATAJogoHORA
dom., 23 jul.CRU12:00
sáb., 29 jul.CAP14:30

Antigamente as brincadeiras eram divertimentos para os adultos e as crianças compartilhavam da mesma diversão. Com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando divertimento, aprendizagem e cultura para as crianças e parte do processo de seu desenvolvimento infantil.

Como jogar:
O objetivo da brincadeira é jogar a sua pedrinha para cima, tirar uma das pedrinhas do buraco e pegar de volta a sua antes de ela cair no chão. Joga uma pessoa por vez. Cada um deve ir jogando até errar ou esvaziar todo o buraco. Quem erra passa a vez.

Os portugueses eram grandes navegadores, navegavam pelo mundo inteiro, por isso a colonização portuguesa trouxe para o Brasil várias brincadeiras e jogos da Europa, da Ásia, da África e da América como: o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião, pipa e outros.

Cinco-marias, pipoquinha ou belisco, é um jogo também conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das cinco pedrinhas", que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 cm, com enchimento de areia, farinha, grãos de arroz ou feijão.

Jeito de brincar
Um condutor venda os olhos de um participante, que diz: "Caí no poço". O condutor pergunta: "Quem te tira"? O participante responde: "Meu bem". O condutor então aponta para cada uma das crianças do grupo e pergunta: "É esse"?

Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem. Quem foi buscar a garrafa será o pegador e terá que procurá-los.

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Com o objetivo de trabalhar as direções, coordenação e atenção, hoje fizemos a brincadeira das “pegadas”. Com a pegadas das próprias crianças, criamos um percurso a ser seguindo. Todo momento na atividade, os alunos devem pisar com os pés corretos na direção indicada. A brincadeira foi um sucesso!

Modo de brincar
A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.

Jeito de brincar
No fundo de cada campo é desenhado um círculo e uma bandeira, representando o time, é colocada dentro dele. Um time tem que tentar pegar a bandeira do outro e trazer para o seu campo. Quem conseguir fazer isso primeiro vence. Ninguém pode sair das linhas que delimitam os campos.