Como é que reza o credo às avessas?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Rel Oração forte, também chamada credo às avessas , que, para surtir efeito, se reza colocando-se o pé direito sobre o esquerdo, abrindo-se os braços horizontalmente e, em equilíbrio nessa posição, batendo-se os braços como se fossem asas. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : cabras-pretas . ETIMOLOGIA voc comp.

Assim como qualquer símbolo cristão que é invertido, é remetido ao mal. Mas, alguns católicos antigos rezava o credo ao contrário para combater alguma praga ou feitiçaria que foi lançado, a fim de quebrar essa feitiçaria com algo mais forte.

Pode rezar o Credo todos os dias? Sim! Professar a oração do Credo todos os dias é importante para reafirmar a nossa profissão de fé e relembrar qual é a verdadeira crença dos fiéis católicos.

Salmo 27. "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? * 2 Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.

Existem dois Credos. O Símbolo ou Credo apostólico, que nos vem dos inícios do Cristianismo e o Credo Niceno-constantinopolitano, que contém algumas verdades da fé que foram definidas posteriormente por diferentes concílios. Os dois Credos revelam a preocupação da Igreja diante de várias heresias que foram condenadas.

A chave de São Pedro feche meu corpo de todo punhal, de todo medo, de todo mal! A chave de São Pedro feche meu corpo para todos os perigos, para os falsos amigos e para os inimigos. A chave de São Pedro feche meu corpo para a solidão, para a desilusão e abra minha alma para o dia, para a alegria!

De acordo com o sacerdote, a Oração do Credo é feita nas missas como forma de reafirmar a fé de cada cristão.

O fechamento de corpo é baseado em uma oração de proteção que resulta em um corpo protegido. O ritual é feito para afastar o mal — seja ou espiritual, físico ou os dois.

Oração para o Anjo da Guarda 1
"Anjo de Luz, guardião da minha vida. A ti fui confiado pela santa misericórdia de Deus. Ilumina a minha alma, guarda-me dos males, orienta a minha inspiração, fortalece a minha sintonia com Deus e torna-me forte diante dos percalços. Lembra-me todos os dias de não julgar nem ferir.

A São Cipriano eu me entrego, com as três palavras do Credo Deus me fecha. Deus na frente, paz na guia, que Deus seja minha companhia, divino Espírito Santo ilumine os meus caminhos, me livrando de todo mal e inimigos que possam se opor no meu caminho, que as sete forças do credo fechem meu corpo.

A Salve Rainha é uma das orações em homenagem à Maria, mãe de Jesus Cristo. Esse texto religioso envolve o contexto de reconhecimento dos fiéis como filhos do Salvador, e também preces para que não possam desviar do caminho de salvação. Assim, o objetivo dessa oração é aproximar as pessoas de Nossa Senhora.

Logo que terminamos a recitação do Credo, devemos fazer a Oração da Comunidade, também conhecida como Oração dos Fiéis, Oração Universal ou ainda como preces.

O Missal Romano estipula: “[depois de] ter anunciado o título do livro evangélico que será lido, o sacerdote traça, com o polegar direito o sinal da cruz sobre o livro e três [cruzes] sobre si (sobre a fronte, a boca e o peito).”

“Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado.

Jesus Cristo, protege-me e defende-me com o poder de tua Divina Graça e a Virgem de Nazaré me cubra com o sagrado e divino manto, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições; Deus, com sua Divina Misericórdia e grande poder seja o meu defensor contra a maldade e perseguição de meus inimigos.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Pode ser rezada nas Celebrações Eucarísticas dependendo do que pede a liturgia, mas geralmente virá em ocasiões solenes. A versão resumida do “Credo Niceno-Constantinopolitano” é o que chamamos de “Símbolos dos Apóstolos” e é o que, na maioria das vezes, rezamos durante as Santas Missas na Profissão de Fé.

Geralmente o Credo Niceno-Constantinopolitano é rezado em Missas mais solenes, como na Páscoa e Natal. Mas nada impede que ele seja recitado em outro tempo litúrgico. A grande importância da PROFISSÃO DE FÉ ou também como chamamos do CREDO APOSTÓLICO é expressar fielmente o que a IGREJA CRÊ.

A missa de Domingo, Dies Domini, dia do Senhor, é tratada como Solenidade e, portanto, dada a sua grandiosidade, é entoado o canto do Glória, recitado ou cantado o Credo, proclamadas três leituras, etc. Nas missas durante a semana, não sendo estas Solenidades, omitem-se diversas partes, entre elas o Credo.