Como é que os ossos crescem?

Perguntado por: rdantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

As placas de crescimento formam osso novo, o que torna os ossos mais compridos. Durante a adolescência, as placas de crescimento se transformam em osso duro para que os ossos parem de crescer. No entanto, mesmo os ossos do adulto constantemente se decompõem e regeneram em um processo conhecido como remodelação.

Ossificação Intramembranosa
Contribui também para o crescimento dos ossos curtos e para o aumento em espessura dos ossos longos. Células mesenquimatosas se diferenciam e se transformam em grupos de osteoblastos que sintetizam uma matriz ainda não mineralizada, o osteoide, que logo se mineraliza.

16 anos

Esse processo dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas, idades em que a cartilagem de crescimento se “fecha”, pois é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba. Porém, esse tempo pode variar.

7 -A pessoa cresce, em geral, até fechar a cartilagem do osso, o que acontece por volta dos 18 anos. Mas há variações em função, principalmente, do começo precoce ou tardio da puberdade. Depois que as cartilagens dos ossos longos se fecham, não há mais chances de crescer.

As células osteoprogenitoras se multiplicam por mitose e se diferenciam em osteoblastos, desempenhando papel importante no crescimento dos ossos e na reparação de fraturas.

Dentre os fatores de crescimento (GFs), destaca- se o hormônio do crescimento growth hormone (GH), que é um regulador fundamental do crescimento ósseo pós-natal e do remodelamento ósseo. Na infância e na puberdade, há um grande aumento na massa óssea via formação óssea endocondral.

Crescimento ósseo
As placas epifisárias são encontradas na metáfise dos ossos longos, região de transição entre a diáfise (diáfise) e a epífise (extremidades).

O desenvolvimento desses mecanismos é extremamente benéfico para o paciente, pois são muitos mais confortáveis e aceitos do que os fixadores externos. O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia.

O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia. A recuperação é de 3 dias para cada milímetro alongado, em média.

O crescimento dos ossos das crianças depende de placas de crescimento situadas perto do final de todos os ossos longos do corpo. Essas placas consistem em células cartilaginosas chamadas condrócitos, que suportam a formação de novo tecido ósseo.

Altura até 3 anos
Vamos conhecer as alturas ideais desse período. Meninas 2 anos: 80,0 cm de altura mínima e 92,9 cm de altura máxima; 3 anos: 88,4 de altura mínima e 103,5 de altura máxima; Meninos 2 anos: 81,7 cm de altura mínima e 93,9 cm de altura máxima; 3 anos: 90,6 de altura mínima e 102,8 de altura máxima.

Crescimento físico em adolescentes
Os meninos crescem cerca de dez centímetros durante seu ano de crescimento máximo. O estirão de crescimento nas meninas ocorre no início da adolescência, entre os 9,5 e os 13,5 anos de idade (mais comumente em torno de 11,5 anos).

"Por volta dos 18 anos, a cartilagem vira osso, e a pessoa para de crescer", explicou o ortopedista Emerson Ravanello. Porém, nos adultos, há cartilagens em locais onde a flexibilidade é importante: como nariz e orelha. "Nesses locais, as cartilagens não se ossificam, elas continuam crescendo", complementou o médico.

Deve começar consultando um médico de família ou pediatra, para saber quanto tempo ainda se vai crescer é necessário fazer um exame de idade óssea, através de uma radiografia de mãos e punhos.

A pessoa cresce até chegar à puberdade. Os homens costumam crescer, em média, até os 18 anos e as mulheres por volta dos 15 anos. A criança tem a maior fase de crescimento durante o primeiro ano de vida, depois reduz a velocidade até chegar ao "estirão" da puberdade.

A maturidade esquelética acontece quando as cartilagens de crescimento se transformam em ossos. De modo geral, nos meninos isso acontece perto dos 16 anos de idade e, nas meninas, dos 14 anos.