Como é que os golfinhos dormem?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para não morrer afogado enquanto repousa, o golfinho descansa pela “metade”. Por isso dorme com um olho aberto e o outro fechado. Se o hemisfério direito do cérebro descansa é o olho esquerdo que fica fechado e vice-versa. Isso é chamado de sono de onda lenta uni-hemisférico.

Os golfinhos não são peixes, eles não possuem guelras, são mamíferos e como qualquer outro mamífero eles precisam respirar fora da água, já que não possuem guelras. Essa é uma grande desvantagem fisiológica, já que eles só conseguem viver dentro d'água e precisam respirar fora dela, o que as torna presas fáceis.

Esses animais passaram por um processo de adaptação que faz com que eles durmam em intervalos que, de acordo com diferentes fontes, podem variar de 15 minutos a 2 horas.

O modo como os golfinhos sedrogam” chocou os cientistas: para ficarem “chapados”, eles usam as toxinas do baiacu. Essa toxina é usada pelos peixes como forma de defesa. Outro aspecto interessante é como os golfinhos “compartilham” o peixe. Ou seja, há um uso social da droga por parte dos mamíferos.

Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

Olhos de boto são vendidos como amuletos em mercados amazônicos. (Foto: reprodução) Em mercados da Região Norte existe o comércio de olhos de boto cor-de-rosa como amuletos.

Ao usar o produto, a mulher fica mais atraente sexualmente para aqueles que sentem o cheiro da sua pele.

O óleo do boto torna os homens muito mais atraentes e sedutores. Criado a partir de essência exóticas, o perfume do boto é um poderoso óleo de atração da pessoa amada.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

ICMBio aplicou multa de R$ 5 mil para Luiza Sobral, pois mergulhar com golfinhos na ilha desrespeita a legislação ambiental. O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), divulgou, nesta quarta-feira (2), que multou a blogueira carioca Luiza Sobral em R$ 5 mil.

Os Golfinhos só podem segurar a respiração embaixo d'água por, em média, 15 minutos. Por isso não dormem como nós: eles “desligam” metade do cérebro durante o sono, permitindo que a outra metade controle impulsos como nadar e respirar.

Podem dormir em média oito horas por dia, ou seja, quatro horas de sono para cada lado do cérebro. Quando acordam os dois lados estão “ligados”.

Entre os animais marinhos que respiram fora d'água, as tartarugas marinhas são recordistas invictas na arte de prender a respiração durante o mergulho. O mergulho mais longo registrado foi de uma tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) que ficou mais de 10 horas mergulhando com um único fôlego!

Duração e desenvolvimento. Dependendo da espécie, as fêmeas golfinhos ficam grávidas entre 9 e 17 meses. Por exemplo, a gestação de orcas é de cerca de 17 meses… Pode imaginar?

Golfinhos não conseguem ficar muito tempo fora d'água”, escreveu um ambientalista no site da fundação. “Eles têm a pele muito grossa e gordurosa que lhes fornece calor e, fora d'água, provoca rapidamente desidratação e morte”.

Os tubarões não temem, necessariamente, os golfinhos. Acontece é que, os golfinhos têm várias maneiras de se defender contra os tubarões. Incluindo um mecanismo para assustar tubarões e até machucá-los à distância, uma espécie de som em frequências específicas (pulsos sonoros)..