Como é que o osso cresce?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Nas extremidades dos ossos das crianças, existe uma região macia chamada placa de crescimento. As placas de crescimento formam osso novo, o que torna os ossos mais compridos. Durante a adolescência, as placas de crescimento se transformam em osso duro para que os ossos parem de crescer.

A doença de Paget do osso é um transtorno crônico do esqueleto, no qual áreas ósseas sofrem um turnover anormal, resultando em áreas de osso expandido e amolecido. A composição e a formação do osso aumentam, resultando em ossos mais espessos, porém mais fracos do que o normal.

Nesse sentido, o processo de crescimento de um osso depende da ação conjunta de reabsorção de osso preexistente e da deposição de novo tecido ósseo.

O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia. A recuperação é de 3 dias para cada milímetro alongado, em média.

O que é? A pseudartrose se caracteriza, basicamente, pela não consolidação óssea após uma fratura. Em outras palavras, é uma falha no processo de regeneração do osso fraturado.

Diversos fatores podem influenciar o processo de incremento de massa óssea, como fatores genéticos, hormonais, nutricionais e atividade física.

Continuar crescendo depois de adulto não é possível porque as cartilagens de crescimento presentes nos ossos longos das pernas e dos braços já estão fechadas, calcificadas. São essas cartilagens que permitem com que a nossa altura aumente, mas só enquanto somos crianças ou adolescentes.

16 anos de idade

A maturidade esquelética acontece quando as cartilagens de crescimento se transformam em ossos. De modo geral, nos meninos isso acontece perto dos 16 anos de idade e, nas meninas, dos 14 anos.

Esse processo dura, em média, 16 anos para os meninos e 14 para as meninas, idades em que a cartilagem de crescimento se “fecha”, pois é totalmente substituída por osso, e o crescimento em si acaba. Porém, esse tempo pode variar.

O exame não dói nada e é bem simples: por meio de um raio x das mãos e dos punhos já é possível saber o grau de desenvolvimento e o quanto o osso da criança já cresceu. Desde que nascemos até a fase adulta, nossa estrutura óssea passa por diversas transformações de tamanho e de forma.

Fêmur: osso mais longo do corpo humano. É responsável por formar a coxa. Patela: osso que forma o joelho.

De acordo com Dr. Medeiros, além da musculação, outros exercícios também podem servir como estímulo à formação da massa óssea. Os movimentos de uma simples caminhada, por exemplo, já contribuem para o aumento da densidade dos ossos, mesmo que em menor intensidade.

Gente, osso pesa e comparativamente faz pouca diferença na balança, mas não ao ponto de justificar sobrepeso ou obesidade. De fato, uma pessoa de estrutura óssea grande pode não ficar bem pesando pouco como uma pessoa pequena.

Sim. Pessoas de constituição física semelhante costumam ter a mesma massa óssea. Mas, se você tiver um aumento brusco de peso, é possível que seus ossos “engordem”. Segundo a Lei de Wolff, a densidade mineral do esqueleto aumenta em resposta a estímulos mecânicos.

Normalmente, achamos que as estruturas de nosso corpo só devem crescer quando estamos na famosa “fase de crescimento”. Sim! É verdade, mas, com, o passar dos anos, em geral depois dos 30-40 anos, o osso cresce junto às estruturas da coluna.

A estrutura responsável pelo crescimento ósseo longitudinal é a Placa Epifisária, que está localizada na Metáfise.

Para alongar a extremidade é necessário apertar diariamente algumas presilhas no fixador externo, seguindo o mesmo princípio da correção utilizada nos aparelhos dentários. Teoricamente é possível alongar a extremidade o quanto se achar necessário, na velocidade de 1 mm por dia (10 cm levam 100 dias).

A doença de Paget do osso é um transtorno crônico do esqueleto, no qual áreas ósseas sofrem um turnover anormal, resultando em áreas de osso expandido e amolecido. A composição e a formação do osso aumentam, resultando em ossos mais espessos, porém mais fracos do que o normal.

Este é provavelmente o método mais simples possível, o qual se baseia estritamente na altura da criança quando ainda bebê. Por exemplo, espera-se que uma criança do sexo feminino com 80 cm e 18 meses chegue aos 1,60 m. Já uma criança do sexo masculino com 90 cm aos dois anos de idade pode atingir até 1,80 m.

Sempre ouvimos dizer que existem duas partes do corpo que nunca param de crescer: o nariz e as orelhas.