Como é que funciona o cartão de débito?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

O cartão de débito é o meio de pagamento eletrônico no qual a dedução do valor é efetuada de forma quase instantânea. Ou seja, seu vínculo direto com a conta corrente faz com que o valor da compra seja automaticamente descontado do seu saldo atual.

Segurança no pagamento
Nesse cenário, o cartão de débito é uma boa alternativa para se proteger e evitar armadilhas. Além disso, o cartão é um meio de pagamento muito prático, que pode ser utilizado em diversas situações, trazendo mais flexibilidade para empresas e consumidores.

Quando você usa um cartão de débito, o dinheiro é subtraído da sua conta. Por outro lado, um cartão de crédito é um empréstimo garantido que uma instituição financeira dá a você.

Os cartões de débito muitas vezes são chamados de “dinheiro de plástico” já que, para fazer uma compra com ele, basta inserir o cartão na maquininha, digitar uma senha e pronto: pagamento aprovado.

Com o PIX, o brasileiro pode transferir ou receber dinheiro a qualquer dia e hora, inclusive em feriados, sem custos adicionais em transações interbancárias. Essa modalidade de pagamento tem se tornado uma das preferidas entre as formas de pagamento, assim como o cartão de débito ou crédito.

Com impulso do Pix, cartão de débito deverá pagar comércio de forma instantânea. A partir do ano que vem, a transferência de recursos nas operações realizadas com cartão de débito poderão ocorrer de forma instantânea. Com isso, comerciantes que vendem por meio dessa modalidade receberiam os recursos na mesma hora.

Confira como realizar a transferência pelo RecargaPay:

  1. Baixe o RecargaPay.
  2. Acesse a página inicial do aplicativo.
  3. Na área do Pix, clique em “Fazer Pix
  4. Insira a chave Pix do recebedor.
  5. Digite o valor a ser transferido.
  6. Confira os dados e conclua a transação.

Cartão de débito: desvantagens
Diferentemente do dinheiro em espécie, em que fica muito claro o valor que possui, que ajuda bastante na hora de se organizar para os seus gastos, o cartão de débito pode levar ao descontrole de utilização de sua conta, caso não acompanhe os seus gastos.

Caso você já esteja endividado ou tenha o hábito de fazer muitas compras por impulso, a recomendação é utilizar somente o cartão de débito. Isso porque usar um cartão de crédito nesse momento pode piorar ainda mais sua situação financeira, criando a famosa “bola de neve”, de juros e dívidas parceladas.

A principal desvantagem do débito é cair no cheque especial, porque as taxas cobradas são altas. Obter um estorno também pode ser bastante demorado, fazendo com que você fique sem o valor na conta.

O cartão de débito funciona como um meio de pagamento ligado diretamente com sua conta corrente ou conta poupança. Para isso, é importante se atentar para o saldo que você possui em sua conta, pois diferente do cartão de crédito, o pagamento via cartão de débito é feito exatamente no momento da compra.

Se alguém emprestou do banco R$ 1 mil (sendo esse valor caracterizado como um "crédito"), mas não efetuou o pagamento das parcelas ou do total devido, o cliente estará "em débito" com a instituição. Isto é, em dívida.

O produto Débito em Conta Corrente tem por objetivo fornecer aos clientes (Recebedores) dos Bancos uma facilidade na cobrança de um determinado compromisso financeiro, tendo como única forma de pagamento o débito em conta corrente do Pagador, desde que este tenha conta no mesmo Banco do Recebedor.

Se não for possível debitar o total, debitaremos o valor que estiver disponível na Carteira. É importante que você saiba que fazemos várias tentativas de débito nos 5 dias seguintes ao dia do vencimento da fatura, às 17h, caso a gente não consiga debitar o valor total.

Atualmente, aceitam o débito online as plataformas Uber, iFood, Spotify, Netflix, 99 e RecargaPay. Via carteiras digitais, como Google Pay e Samsung Pay, o usuário pode efetuar compras com cartões débito na Rappi e iFood.

Muitas pessoas ainda preferem realizar o pagamento dos boletos nas Casas Lotéricas, com o documento em mãos. Basta apresentar o boleto no guichê e, então, realizar o pagamento quando for solicitado. O pagamento pode ser feito em dinheiro físico, usando o cartão de débito ou crédito.

Se um comerciante passa seu próprio cartão em sua maquininha — ou permite que parentes, funcionários e pessoas próximas usem seus cartões de crédito no aparelho para obter dinheiro, por exemplo —, ele pode ser acusado de agiotagem.

Infelizmente, não é permitido passar o próprio cartão na maquininha. Isso porque a prática pode ser vista como autofinanciamento e até mesmo fraude. Esse entendimento segue regras do Banco Central, das empresas fornecedoras de máquinas de cartão e operadoras de cartão de crédito.

Para configurar pagamentos por aproximação, adicione uma ou mais formas de pagamento à Carteira do Google.

  1. Abra o app Carteira do Google .
  2. Na parte de cima da tela, toque no cartão que você quer usar. Talvez seja necessário deslizar até encontrar esse item.
  3. Confira a mensagem acima do cartão: Aproxime do leitor .