Como é que a tartaruga cruza?

Perguntado por: mteixeira5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os machos agarram-se a elas sobre o casco, utilizando as longas garras das nadadeiras anteriores e posteriores. Os machos brigam pela oportunidade da cópula, sendo comum que os ovos de uma mesma fêmea sejam fecundados por mais de um deles. A fecundação é interna.

O tempo para alcançar a maturidade varia de espécie para espécie. A grande maioria delas só se torna adulta entre os 20 e 30 anos. Mas a tartaruga oliva, por exemplo, só precisa de 11 a 16 anos. O acasalamento ocorre em águas profundas ou costeiras, normalmente próximas às áreas de desova.

Pressione suavemente um ou dois dedos na lateral do abdômen para proceder à palpação, se a zona estiver mole é porque está apalpando vísceras, mas se pelo contrário notar uma forma esférica e dura, é porque a sua tartaruga está grávida.

67 anos

Mas quantos anos pode viver uma tartaruga como essa? São até 67 anos de vida, chegando aos 1,36 m de comprimento e 180 kg de peso corporal na vida adulta.

Embora, normalmente, os machos sejam maiores do que as fêmeas, a principal diferença está no casco. Ou melhor, no plastrão, a parte inferior da carapaça. Enquanto nos machos essa região é côncava, para encaixar sem dificuldades na fêmea, nas fêmeas ela é reta ou, até mesmo, convexa, para comportar melhor os ovos.

A época de desova é regida principalmente pela temperatura, ocorrendo nos períodos mais quentes do ano. No litoral brasileiro, acontece entre setembro a março, com variação entre as espécies. Nas ilhas oceânicas, entre dezembro a junho, registrando-se somente desovas de tartaruga-verde (Chelonia mydas).

AS TARTARUGAS RECONHECEM OS SEUS DONOS? Sem ir ao mar, podemos dizer que elas costumam reconhecer a pessoa que regularmente alimenta ela, mais pelo cheiro do que pela visão.

Isso porque o casco é uma estrutura óssea, ligada ao corpo do animal por membrana. O casco é extremamente importante na proteção. Se retirarmos o casco de uma tartaruga, conseguimos enxergar seus órgãos, então se não houvesse o casco como uma proteção, a tartaruga seria uma presa fácil.

Reprodução: Os machos tornam-se adultos após dois anos de idade e as fêmeas, após cinco anos. Desovam entre 1 e 18 ovos por postura, que eclodem entre 60 a 120 dias de incubação. O acasalamento é de julho a agosto e a desova de setembro a dezembro. Cada fêmea põe, em média, 10 ovos, que enterra na areia.

Ao contrário de outros animais, as tartarugas de água têm uma forma peculiar de dormir. Durante a noite, a maioria de tartarugas dorme debaixo de água.

Dependendo da espécie, cada fêmea pode realizar de três a 13 desovas em uma mesma temporada de reprodução com intervalos que variam entre nove e 21 dias.

"Na maioria dos casos ela consegue se virar, desde que tenha algum objeto para apoiar uma das patas", explica.

A saída do ninho ocorre quase sempre à noite, estimulada pelo resfriamento da temperatura da areia. Nessa hora, são menores as chances de serem atacados por predadores.

de 2 à 4 meses

Segundo o administrador do parque André Camilli Dias, que é biólogo, a gestação de uma tartaruga dura cerca de 2 à 4 meses, dependendo das condições climáticas, de incubação dos ovos até eclosão.

Mas é importante lembrar que a cada mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas sobrevivem e completam seu ciclo de vida.

Alface, couve, cenoura, melão e morango são os alimentos recomendados para o animal. Lembre-se também das plantas aquáticas que devem fazer parte da alimentação diária dela, incluindo a lemnaceae, a alface d'água e eichhornia crassipes.

O preço de uma tartaruga doméstica pode variar entre R$150 e R$500 reais. Essa diferença ocorre por conta dos fornecedores que podem ser criatórios especializados ou pet shops.

tartaruga marinha

A tartaruga marinha conhecida como tartaruga de couro, por exemplo, pode ultrapassar 300 anos.

As tartarugas são lentas simplesmente porque não precisam ser rápidas. Elas não têm a necessidade de andar em velocidade uma vez que seu casco oferece proteção bastante segura contra os predadores.

Goiaba, Tortellini, Tagliatelle, Tortuguita; Abobrinha, Cabotiá, Tucupi, Azeitona; Jabuticaba, Wasabi, Amora, Cenoura; Cookie, Donut, Brownie.