Como e quando podar o podocarpo?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

A poda é importante para manter a forma da planta e evitar que ela cresça muito. A melhor época para podar é no início da primavera, quando a planta começa a crescer novamente. Corte apenas os galhos que estão crescendo fora do formato desejado, e não mais do que um terço do tamanho da planta em um ano.

Para solucionar esse problema, borrife água nas folhas das plantas, use um umidificador de ar ou coloque muitas plantas com as mesmas necessidades de água juntas – isso faz com que o ambiente em que elas estão fique mais úmido.

Nô Figueiredo – O podocarpo é uma planta que demora para crescer e pode atingir uma altura ideal após dois anos de plantio. No entanto, caso queira cultivá-la como cerca viva, o ideal é realizar podas com frequência para estimular seu crescimento.

Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.

1 metro

- Cresce rápido? O crescimento do Podocarpo é de ate 1 metro por ano, sendo que o primeiro ano após plantado pode ser um pouco mais lento devido a adaptação e enraizamento no novo solo.

É necessário adubar a podocarpo utilizando o NPK 10-10-10, a cada três meses.

O podocarpus (Podocarpus macrophyllus) é um arbusto, que com o passar dos anos, se não for podado, pode atingir grandes proporções, tornando-se uma árvore que chega a atingir mais de 10 metros de altura. Também é conhecido como pinheiro de Buda.

Quanto a rega, o podocarpus deve ser irrigado de uma a duas vezes por semana em abundância.

A rega do podocarpo deve ser realizada a cada dois meses, em média, dependendo da umidade local e do clima da região em que você mora. No verão, o ideal é regar a planta todos os dias ao final da tarde, caso ela não receba água da chuva. Já no inverno, regue o podocarpo a cada três dias, mais ou menos.

Frutos conhecidos como podocarpo, pinheiro-de-buda ou pinheirinho não devem ser consumidos.

Características da Planta Podocarpo
As raízes da planta podocarpo não são muito resistentes. Por isso, é fortemente recomendável que ela seja plantada próximo à calçadas, para que resista bem e possa se desenvolver de uma maneira saudável.

No jardim, o podocarpo pode ser cultivado em canteiros, em áreas próximas a muros e combinado com outras espécies. Uma ideia comum é juntar o pinheiro-de-buda com moreias, plantas herbáceas que tem porte médio e se destacam pelas pequenas flores brancas, perfeitas para valorizar o paisagismo de jardins.

O termo "meia-sombra" quer dizer ela precisa de pelo menos 3 horas de sol; O termo "plantas de sombra" quer dizer que elas só precisam de luz indireta (difusa) no ambiente.

Significado de Podocarpo
substantivo masculino [Botânica] Gênero (Podocarpus) típico da família das Podocarpáceas, constituído de árvores sempre verdes, largamente distribuídas no hemisfério sul, que têm fruto polposo com uma semente dura. Inclui o pinheiro-bravo.

Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

Para plantar podocarpo e formar uma cerca viva, basta escolher um local com boa exposição solar e solo fértil e enriquecido com matéria orgânica. Depois, basta fazer buracos de 30 cm de profundidade a cada 30 cm de distância, colocar as mudas no local e regá-las bem.

Usada na decoração de jardins formando cercas vivas; ao longo de paredes e muros; como pano de fundo para plantas menores; moldadas em forma de colunas redondas, quadradas ou cones e desenvolve-se bem em vasos. Muito usada na formação de bonsai.

O adubo NPK é composto de três elementos essenciais para o desenvolvimento de toda a cultura: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Diferentemente de outros tipos de adubo, o NPK conta com esses três elementos trabalhando em conjunto, simultaneamente, potencializando os efeitos desejados.

O podador de cerca viva é uma ferramenta cada vez mais usada para efetuar a manutenção de espaços verdes, especialmente em residência e parques. É a ferramenta ideal para trabalhar em altura média e fazer cortes com mais facilidade e maior precisão.

Espaçamento entre as plantas da cerca viva
Geralmente, recomenda-se um espaçamento entre 30 cm e 1 metro, dependendo da espécie e da altura desejada para a cerca viva. É importante respeitar o espaçamento indicado para que as plantas possam se desenvolver de maneira adequada e não disputem espaço e nutrientes.