Como e quando podar o pé de pêssego?

Perguntado por: lbelem3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

É melhor podar seu pessegueiro no começo da primavera, depois da última onda de frio do inverno. Evite podar em temperaturas muito frios, pois isso pode reduzir a resistência ao frio da árvore e a total saída do fruto. O melhor mês para a poda é tipicamente agosto, mas ajuste essa época baseado em sua localidade.

O pessegueiro dará frutos no segundo ano após o plantio, por isso é essencial podar a árvore corretamente, pois isso afetará a produção do próximo ano. Durante os primeiros três anos de vida da árvore, é preciso podar o pessegueiro no início do verão.

inverno

As frutíferas devem ser podadas no inverno, pois neste período a árvore não estará em processo de produção de folhas e frutos, mas sim em dormência. Isto torna mais fácil o processo, e não causa danos a planta.

A plena floração do pessegueiro, em Urussanga, normalmente ocorre no in- verno, entre os meses de julho e agosto, como pode ser observado na Figura 1A.

Um dos objetivos da poda é alterar a arquitetura da planta a fim de torná-la de menor porte, com mais arejamento no interior da copa. O cultivo de plantas de menor porte, além de facilitar os tratos culturais, permite aumentar a densidade de plantio e, consequentemente, obter maior produtividade.

A ferrugem, causada pelo fungo Tranzschelia discolor, é atualmente uma das doenças mais preocupantes da cultura do pessegueiro nas regiões subtropicais, causando desfolha antecipada nas plantas.

O período do movimento crescente é perfeito para o plantio de árvores frutíferas e para a poda das plantas, pois elas vão crescer com rapidez e mais vigor.

Qual é a época certa para podar a videira? O mês de agosto é o melhor período, por ser o final do inverno. Nessa época, as plantas ainda estão dormentes, porém, já se preparando para brotar em breve, e a poda ajuda nesse processo.

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

A poda de formação é realizada desde o primeiro ano de vida de uma planta. A partir do segundo mês após o plantio já é indicado que seja executada pela primeira vez. Esta prática tem como objetivo dar uma forma básica de tronco e ramos, a fim de ter uma distribuição equilibrada e que traga sustentação para a planta.

Ótimo para rins e fígado
Devido ao seu efeito diurético, ajuda a prevenir doenças nos rins, fígado e bexiga. Seu principal efeito é o auxílio que oferece no bom funcionamento renal. Por ser antioxidante, colabora na eliminação de toxinas nos rins e fígado.

Se chama cola instantânea. Isso mesmo. Depois de secar bem a seiva da planta com papel higiênico, pingamos algumas gotas e espalhamos com um palito de dentes, cola instantânea na superfície de corte. Ela seca rápido e forma uma película que protege o ramo da contaminação.

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas. Por esse motivo, caso você ainda não faça uso desse tipo de fertilizante, conheça a seguir as principais vantagens do NPK.

Importante lembrar que depois de usar as ferramentas, é fundamental lavá-las com água corrente e detergente, removendo toda a seiva, resíduos vegetais e os produtos de higienização. Por fim, seque-as e aplique uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas.

Apesar do processo de germinação ser mais lento, o desenvolvimento da planta é rápido, logo, a muda de pessegueiro se estabelecerá e se desenvolverá. O pessegueiro leva cerca de 2 anos para começar a produzir frutos.