Como e produzido o ATP?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na respiração celular (um processo aeróbio que ocorre na presença de oxigênio), há a decomposição de matéria orgânica em dióxido de carbono e água, liberando-se energia. Para cada molécula de glicose oxidada no processo de respiração celular, obtém-se um saldo energético final de cerca de 32 moléculas de ATP.

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.

São três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP:

  • O sistema ATP-CP, ou fosfagênio;
  • A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático;
  • O sistema de oxigênio.

- A mitocôndria é responsável pela síntese de quase todo o ATP necessário à manutenção da estrutura e função celular. O (respiração mitocondrial) e a energia livre resultante é utilizada para a síntese de ATP (fosforilação oxidativa).

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento.

A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP. Essa etapa utiliza a energia que é liberada pela cadeia de transportes de elétrons para impulsionar a produção de ATP e consiste em 2 processos: o transporte de elétrons e a quimiosmose.

As mitocôndrias são organelas presentes no citoplasma das células eucarióticas e estão envolvidas no processo de síntese de ATP por meio da respiração aeróbica, processo este que pode ser dividido em três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória.

Como a célula produz energia (ATP)?
A energia que a célula precisa para se manter operante é gerada em grande parte na mitocôndria, na forma de adenosina trifosfato (ATP). O ATP é um composto que ao ter quebrada uma de suas ligações fosfato (gerando ADP + P), libera energia.

A síntese de ATP resultante do transporte de elétrons, ocorre em virtude da energia livre liberada durante o fluxo de prótons que ocorre entre os complexos transportadores de elétrons e prótons que comunicam a matriz mitocondrial e o espaço intermembrana.

Os músculos têm reservas de um carboidrato complexo formado de moléculas de glicose chamado glicogênio. A célula quebra o glicogênio em glicose que é usada para produção de ATP na ausência de oxigênio gerando como subproduto o ácido láctico ou lactato.

26 ATPs

Para cada molécula de glicose, são gerados: Na Glicólise: 2 ATPs; No Ciclo de Krebs: 2 ATPs; Na Cadeia Respiratória: 26 ATPs.

As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.

O ATP é como uma bateria carregada, enquanto que o ADP é como uma bateria descarregada. O ATP pode ser hidrolisado em ADP e Pi pela adição de água, liberando energia. O ADP pode ser "recarregado" para formar ATP pela adição de energia, combinando com Pi em um processo que libera uma molécula de água.

Adenosina Trifosfatase (ATPase)

Isto é, toda vez que é necessário liberar energia na respiração aeróbica, o Pi se liga ao ADP, gerando o ATP. Esta reação utiliza uma quantidade considerável de energia, em média, 7,3 kcal/mol. Essa reação ocorre com a ajuda da enzima específica, chamada de Adenosina Trifosfatase (ATPase).

O metabolismo pode ser dividido em: Anabolismo: Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese. Catabolismo: Reações químicas para a degradação de moléculas.
...
Saiba mais, leia também:

  • Metabolismo.
  • Anabolismo e Catabolismo.
  • Metabolismo Celular.
  • Reações químicas.
  • Bioquímica.
  • ATP.

glicose

Vale frisar que a glicose (C6H12O6) é a principal fonte de energia das células. Após o catabolismo, a glicose libera energia de suas ligações químicas e resíduos o que gera energia que possibilita o funcionamento das reações metabólicas.

A fosforilação oxidativa produz um saldo energético de cerca de 26 a 28 moléculas de ATP.

Sendo assim, podemos dizer que a respiração celular aeróbia e a fotossíntese formam esta molécula energética. Além disso, a fermentação, que é a respiração celular anaeróbica, também produz ATP.

Além da responsabilidade de liberar a glicose, o carboidrato disponibiliza energia para as células. Isso por se tratar da primeira fonte de energia celular e também por fazer manutenção glicêmica e metabólica para o perfeito funcionamento do corpo humano.

Continuar lendo Como o som é produzido?