Como é possível prevenir o parto prematuro?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

“Para evitar o parto prematuro é fundamental a mãe acompanhar a gravidez com um especialista desde o início da gestação. Seguir a orientações do obstetra e fazer todos os exames indicados também faz parte dos cuidados com o bebê antes mesmo de nascer”, esclarece Dra.

Sintomas do parto prematuro

  1. Cólicas parecidas com as menstruais acima do osso púbico.
  2. Pressão ou dor na pélvis, nas coxas ou na virilha.
  3. Dor seca na lombar ou pressão nas costas.
  4. Cólicas intestinais ou diarreia.
  5. Aumento do corrimento vaginal.
  6. Líquido aquoso, corrimento rosado ou marrom, ou sangue saindo pela vagina.

Medidas como repouso e medicamentos podem ser usadas para adiar o trabalho de parto. Pode também ser necessário utilizar antibióticos ou corticosteroides.

Mostrou-se eficaz na prevenção do início do parto em casos onde há dilatação e/ou encurtamento da cérvix (colo do útero). Se você não estiver no momento adequado para o parto, Dactil-OB parece diminuir o espasmo do músculo do útero.

Durante o estágio inicial do trabalho de parto, as contrações são sentidas como cólicas menstruais. Quando o processo de nascimento começar verdadeiramente as contrações se tornam regulares. Nos estágios iniciais, geralmente ocorrem em intervalos de 15 a 20 minutos e duram entre 30 e 45 segundos.

Passe o máximo possível de seu parto em uma cadeira de balanço, movendo-se suavemente enquanto você respira e relaxa. Caminhada. Caminhar ou andar ao redor da cama diminui o desconforto e ajuda a fortalecer suas contrações e torná-las mais regulares. Mudar de posição.

O prematuro é a criança que nasceu pré-termo, ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer, sendo o prematuro limítrofe aquele nascido entre 36 e 37 semanas; moderado nascido entre 31 e 36 semanas e prematuro extremo aquele nascido entre 24 e ...

Elas podem acontecer mais de uma vez por dia.

Se o bebê nascer com 32 semanas, tem grandes chances de sobreviver sem ajuda de aparelhos para respirar, porém a vida dentro do útero ainda é muito importante nessa fase para que ele ganhe peso e seu sistema respiratório esteja amadurecido o suficiente na hora de respirar.

A indicação de repouso depende das condições de saúde da mãe, do feto e da origem do sangramento. Por precaução, caso não consiga falar com o seu médico, procure um pronto socorro. No terceiro trimestre gestacional, a atenção aos riscos de parto prematuro é um dos cuidados mais importantes.

Frutas cítricas: A dieta baseada em frutas cítricas como laranja, kiwi, morango e maracujá são fontes de vitamina C, poderão ser consumidas ao longo do dia de forma fracionada. A liberação lente desse nutriente é mais eficaz para combater os radicais livres que comprometem a fertilidade.

É muito arriscado fazer o uso desse medicamento sem a indicação de um médico, principalmente porque você precisa saber qual é a dosagem correta (identificada por exames de sangue) e se você apresenta contra indicações.

O ácido fólico deve ser prescrito para as gestantes, na dose de400µg (0,4 mg/dia) desde o período pré-gestacional até o final da gravidez(1).

Os remédios usados para tentar bloquear as contrações e evitar que o bebê nasça são chamados de “tocolíticos”. Os beta-miméticos são os tocolíticos mais usados, mas os bloqueadores de canal de cálcio (BCC) são outra opção.

Durante o encontro, reforçou-se alguns fatores decisivos que afetam o trabalho de parto como a passagem (trajeto pelo qual o feto passará), passageiro (posição e apresentação do feto), força, posições e funções da placenta e as reações da mulher.

Contrações Falsas
E você é a melhor pessoa para saber qual é esse padrão. Se seu estiver mexendo menos do que você está acostumada, coma alguma coisa e coloque a mão na barriga. Se o bebê não se mexer pelo menos 6 vezes dentro de uma hora, o ideal é procurar o hospital.