Como é possível dar o ponto no chantilly que ficou muito consistente?

Perguntado por: areal2 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Para grandes receitas de chantilly, utilize 1 colher (café) rasa, mas vá dosando e mexendo sempre. “Ah, mas segui essa sugestão e o chantilly acabou grosso demais, estragou tudo”. Calma, pois caso isso aconteça, utilize leite condensado para retroceder ao ponto ideal!

O chantilly não endurece por nada
Então, mesmo que você leve à geladeira, dificilmente ganhará textura. A dica, portanto, é seguir à risca os ingredientes, além de manter um passo a passo rigoroso. Inclusive, a temperatura do creme de leite fresco, por exemplo, é muito importante, ou seja, deixe ficar bem gelado mesmo.

Já o Chantilly batido pode ser armazenado por até 3 meses no freezer, desde que você não acrescente corante ou outros ingredientes e o transfira para um pote bem lacrado, cobrindo a superfície do creme com um plástico filme.

Como alisar o chantilly?

  1. 1 – Deixe a espátula reta. Para alisar a silhueta de um bolo, a espátula precisa estar reta e em pé. ...
  2. 2 – Encoste a espátula levemente no bolo. ...
  3. 3 – Limpe a espátula conforme o alisamento. ...
  4. 4 – Pratique!

O que faz o Chantilly ficar firme é o tempo usado para bater ele, cerca de 10 minutos, a depender da marca e tipo de produto. Com o creme de leite fresco, ele pode virar manteiga – e depois não tem com reverter.

O creme de leite para chantilly não pode ser aquecido, ele foi criado com uma função especial de arear e se transformar em chantilly. Se aquecido, não se consegue obter esse resultado com o produto.

Qual é o ponto certo do chantilly? É quando o produto apresenta uma textura consistente, nem tão firme e nem tão mole, ideal para ser utilizado na decoração e no recheio das sobremesas. Se você estiver usando a batedeira planetária, o ponto certo do chantilly ocorre quando ele começa a desprender da parede da tigela.

Pode ser misturado açúcar. Alto rendimento: aumenta o volume até 4 vezes, Ideal para garrafas de chantilly, recheio e cobertura.

A texturização ou hidratação do chantilly é quando líquidos são acrescentados ao chantilly após batido para tirar a porosidade e ficar liso para aplicação. Você pode deixar seu chantilly com uma textura super cremosa usando ou leite condensado, água ou o próprio corante alimentício.

O chantilly virou manteiga, e agora? Calma, temos a solução. Quando o chantilly passa do ponto e fica talhado, o que é muito comum, você pode salvar a receita misturando mais um pouco de creme de leite líquido, ou seja, o creme de leite fresco que não foi batido, leite comum ou até leite condensado.

O Chantininho racha porque não foi bem hidratado e/ou porque o bolo foi armazenado em geladeira e não foi coberto com uma tampa ou caixa própria para o transporte de bolo. Se o bolo ficar descoberto dentro da geladeira faz com que a umidade absorvida pela geladeira entre em contato com o bolo provocando as rachaduras.

Uma dessas formas é congelar o Chantilly batido, que pode ser armazenado em um saquinho plástico bem amarrado para que o produto não entre em contato com o ar externo. Quando você for utilizar o Chantilly congelado novamente, uma dica é retirá-lo por, pelo menos, 2 horas antes do uso, de forma que ele não fique aguado.

Se você usa chantily para decorar bolos, usar nos recheios e sempre sobra e você joga fora, saiba que você não precisa jogar fora. O chantily pode ser congelado batido ou liquido, mas nunca ficar aberto na sua geladeira pois corre o risco de contaminação e de estragar.

Se estiver fechado, o Chantilly Mago dever ser armazenado em local seco e fresco, de 5°C a 20°C longe do calor e de fortes odores. Após aberto, deve ser mantido sob refrigeração (de 5º a 8º C) em geladeira e vedado com filme plástico para evitar contato com outros ingredientes armazenados no mesmo local.