Como e porquê Bartimeu ficou cego?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Interessante é que neste evento, Bartimeu jogou fora a capa que usava, e saiu correndo ao encontro do Mestre, que após acalmá-lo, restitui-lhe a visão. O espírito Emmanuel (op. Cit., cap. 98), considera o gesto de despojamento da capa, um atosimbólico precioso.

Uma lição sobre confiança. Em primeiro lugar, a cura do cego de Jericó nos ensina que uma situação difícil é um convite para a confiança irrestrita no Senhor; não um motivo para duvidar do seu poder e misericórdia. Na sociedade judaica, Bartimeu estava no nível mais baixo em sua posição na vida.

Capa – Sociedade Bíblica do Brasil A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores. A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho. Então os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai.

Algumas tribos nômades abandonaram os cegos em locais com animais ferozes ou nas tribos inimigas. Para o povo hebreu, o homem coxo, cego ou corcunda era considerado indigno, detentor de poderes oriundos dos demônios, cujas impurezas e pecados expressavam-se pelas “marcas”.

O cego transformou do impossível no possível através de sua fé, Jesus mandou chamar e o cego jogou a capa da humilhação, porque estava convicto que seria curado, isso aconteceu no último ano do ministério de Jesus Cristo, com 33 anos de idade, tinha que ser naquele dia a cura do cego, ele estava no lugar certo e na ...

Ele sabia que há coisas que somente Deus pode fazer. Para os homens poderia pedir esmolas, mas para Deus poderia pedir o milagre. Se você precisa de uma cura, de algo difícil ou até mesmo impossível, algo que os homens não são capazes de fazer; não gaste tempo pedindo àqueles que não podem lhe dar.

Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos. Assim que o homem tirou o barro dos olhos, começou a enxergar! Quando os vizinhos o viram, não tiveram certeza de quem ele era.

Os dois cegos de Jericó representam todos aqueles que procuram com uma fé simples, mas ainda confusão.... Jesus olha para os dois cegos, vê as boas intenções, a fé que expressam e teve compaixão, os cura (v. 34).

O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34). Contudo, eles não descreverama origem da cegueira, em contraste com o cego em Jerusalém, identificado como portador da moléstia desde o seu nascimento (João, 9: 1-34).

A capa é aquilo que cobre, nomeadamente na área da construção civil, e que serve de proteção (contra a humidade, o frio, a temperatura, etc.). Trata-se de aquilo que envolve ou que cobre algo, o invólucro, por assim dizer. Capa também é a face anterior de um livro ou de uma revista.

Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!'

Ao sair da cidade de Jericó, um cego, chamado Bartimeu, sentado à beira do caminho, suplica a Jesus: “Filho de Davi, Jesus tem compaixão de mim! ”.

Esse milagre é contado pelos três evangelhos sinóticos: Marcos 10,46-52, Mateus 20,29-34 e Lucas 18,35-43. Bartimeu significa simplesmente “filho de Timeu”. “Bar” é um prefixo que se coloca antes dos nomes, de origem aramaica, para recordar a origem daquela pessoa, que é “filho de”.

Segundo o Antigo Testamento da Bíblia, Jericó, na antiga Cannaã, era uma cidade habitada por população de costumes, cultura e religião diferentes do povo de Moisés. Mas o povo de Deus, na época, acreditava que ela era a Terra Prometida, por ser uma espécie de oásis no meio do deserto.

Essa autorização era através de uma capa que era entregue que estava escrito por trás da mesma em latim “este homem é um miserável, mendigueiro, vive de esmola”. Dessa forma havia identificação que aquela pessoa era pedia esmolas.

O texto lido por Jesus diz, nos versículos 18 e 19: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor".