Como é porque a lâmpada acende?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

A lâmpada se acende, quando as energias da pilha passa pelos fios, conduzindo energia até dentro da lâmpada. A carga de energia que a pilha possui sai por um lado da pilha. A luz acende porque na pilha contem energia. A energia da pilha, passa para os fios que faz acender a lâmpada.

A eletricidade consiste basicamente no movimento, normalmente de elétricos, que acontece entre dois pontos de um condutor. Ela é obtida por meio de um equipamento que pode gerar energia mecânica (pela movimentação) ou termodinâmica (pelo calor).

Quando a lâmpada acende e apaga sozinha, uma das razões principais é o que chamamos de “retorno do neutro”, devido ao acúmulo de sujeira ou até mesmo por uma ligação feita de maneira incorreta.

A lâmpada incandescente é um dispositivo elétrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.

Basicamente, quando nós colocamos a nossa lâmpada, nós temos energia elétrica e o resistor impede a fluidez da corrente e, com isso, gera um aumento da temperatura e esse aumento de temperatura faz emitir luz. E aí nós temos energia luminosa. Então, um processo de conversão de energia elétrica em energia luminosa.

Assim, quando acionamos o interruptor, a energia transforma os átomos de mercúrio em vapor, produzindo luz ultravioleta, que, por sua vez, faz o tubo de vidro, coberto de phosphor – um material à base de fósforo – produzir luz visível.

Se fizermos fluir uma corrente elétrica em um circuito muito simples com uma pilha e uma lâmpada, esta acenderá. Se o circuito for interrompido a lâmpada apagará. Então se a interrupção for preenchida com algum tipo de material condutor, a corrente elétrica será restabelecida e a lâmpada acenderá.

Interruptor desgastado ou sujo
Seja através do uso excessivo ou ao longo do tempo, os conectores do interruptor ficam desgastados ou cheios de sujeira. Isto pode causar um leve curto-circuito que permite a passagem de uma pequena parte da corrente elétrica. Aqui devemos desmontar e limpar completamente o interruptor.

2 – Indução Eletromagnética
Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.

Onde ela é produzida? Em grande parte, a energia elétrica é produzida nas usinas hidrelétricas, porém sua produção é também feita nas usinas eólicas, solares, termoelétricas, nucleares, etc.

Usinas de eletricidade são instalações industriais que produzem energia elétrica. Uma usina pode ser: hidráulica, térmica, solar, eólica, nuclear, entre outros tipos. As usinas hidrelétricas fazem uso da energia potencial gravitacional da queda d'água para gerarem energia elétrica.

A maioria dos metais conduz eletricidade. Outros elementos com alta condutividade elétrica são alumínio, zinco, níquel , ferro e platina. Latão e bronze são ligas eletricamente condutoras , ao invés de elementos.

Logo, a corrente que atravessa os circuitos, gera campos magnéticos que induzem uma pequena carga elétrica. Esse fenômeno mantém a lâmpada piscando desligada. Também é comum vermos essa situação em aparelhos no modo stand-by. Mesmo desligados, eles ainda consomem energia.

A multinacional alemã Osram está fabricando a lâmpada Dulux el Sensor, indicado para o uso em áreas externas de residências e comércios. O produto possui um sensor incorporado que detecta automaticamente a incidência de luz natural. Acende ao escurecer e se apaga ao clarear o dia.

Isso acontece porque, quando ligamos o chuveiro, a corrente elétrica que passa pelo circuito é interrompida. Como a corrente é interrompida, o magneticamente atraído pelo imã do chuveiro, que está conectado à fase oposta, é repelido.