Como é pago o decênio?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quinquênio = 60% do salário base do mês em que o colaborador completou 5 anos. Decênio = 80% do salário base no mês em que o colaborador completou 10 anos.

O quinquênio é um adicional por tempo de serviço (ATS) no valor de 5% do salário do colaborador que é incorporado ao seu pagamento mensal após um período de cinco anos.

Adicional por tempo de serviço: anuênio, biênio, quinquênio – Introdução.

E ai temos várias possibilidades, existem empresas que pagam biênio (2 anos de casa), quinquênio (5 anos de casa) e Decênio (10 anos de empresa), as vezes até mais prêmios por tempo de casa.

o funcionário terá direito, após cada período de 5 (cinco) anos, contínuos, ou não, à percepção de adicional por tempo de serviço, calculado à razão de 5% (cinco por cento) sobre o vencimento ou remuneração, a que se incorpora para todos os efeitos.

Total aproximado do acerto trabalhista: R$21.900. Esse é o valor aproximado para quem deseja saber quanto devo receber por 5 anos de trabalho salário 1500. É importante lembrar que esses cálculos podem variar dependendo de outros fatores, como benefícios, descontos, horas extras, entre outros.

Como já abordado, geralmente os servidores públicos têm direito ao pagamento do triênio salarial. Porém, as regras, as porcentagens e os procedimentos variam de acordo com a legislação estadual do local em que o servidor trabalha.

Quem tem direito ao adicional por tempo de serviço
O adicional por tempo de serviço (ATS) é um acréscimo salarial calculado com base na quantidade de anos de serviço prestado pelo empregado. No Brasil, a gratificação é assegurada por lei somente para servidores públicos.

Quem trabalha para a iniciativa privada tem o direito de permanecer no emprego, o chamado direito à estabilidade, em algumas situações específicas – como gravidez e acidentes de trabalho, entre outras.

O cálculo é feito da seguinte maneira: A cada 5 anos de efetivo exercício, o servidor tem direito ao adicional de 5% sobre os rendimentos e, ao completar 20 anos de efetivo exercício, começa a receber o adicional de 1/6 sobre os vencimentos.

O adicional por tempo de serviço (ATS) trata-se de uma remuneração extra adicionada ao salário base do colaborador ao completar um determinado tempo de casa. A ideia é que a cada ano, o salário do colaborador cresça.

É o chamado quinquênio, que consiste em um acréscimo de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos.

É o pagamento devido ao servidor na razão de 1% (um por cento) a cada ano completo de efetivo exercício na Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional, desde o regime da Consolidação das Leis de Trabalho - CLT ou pelo regime estatutário, até 08/03/99, data de sua extinção, calculado sobre o ...

Consiste no acréscimo de 1/6 (um sexto) dos vencimentos/salários, devido ao servidor ocupante de cargo efetivo, temporário Lei 500/74, após ter completado 20 (vinte) anos de efetivo exercício. O benefício da Sexta parte é concedido automaticamente sem necessidade de requerimento.

Essa taxa corresponde aos primeiros 10 anos de registro de sua marca. Uma marca possui vigência de 10 anos e pode ser renovada sucessivamente.

Após essa publicação, o interessado deve fazer o pagamento do primeiro decênio. Como apontamos, é a etapa da concessão do registro. Para tanto, basta fazer login no site do INPI, e, no campo serviço, selecionar “Primeiro decênio e expedição de certificado”.