Como é pago as férias-prêmio?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

Os servidores recebem o benefício integralmente em parcela única, seguindo a ordem cronológica de vigência das aposentadorias.

Para consulta acerca do pagamento das Férias Prêmio em Espécie, o servidor deverá acessar o Portal do Servidor pelo endereço eletrônico www.portaldoservidor.mg.gov.br ou via celular baixando o app MG App – Cidadão e consultando o contracheque.

É o benefício estatutário que o servidor faz jus a três meses de licença a cada cinco anos de efetivo exercício. O servidor terá direito à licença prêmio de 3 meses em cada período de 5 anos de exercício efetivo e ininterrupto, sem prejuízo da remuneração.

O pagamento das férias-prêmio convertidas em espécie é devido a partir da data da aposentadoria. A maioria dos juízes têm o entendimento de que o prazo prescricional de 5 anos conta a partir dessa data.

A partir de janeiro de 2022, secretarias e servidores podem negociar a compra e venda de dez dias de férias. Os servidores de Boa Vista poderão vender um terço das férias e pedir indenização por licença prêmio a partir de janeiro de 2022. O anúncio foi feito pela Prefeitura nesta sexta-feira, 29.

A legislação prevê três meses de licença para cada cinco anos de efetivo exercício, contudo, o servidor não precisa usufruir de todo o período de licença de uma única vez. É possível o parcelamento da licença-prêmio, observado o período mínimo de 30 dias consecutivos.

Observações: - Esta licença foi extinta a partir de 16/10/96 pela Medida Provisória nº 1.522/96 e reedições (convertida na Lei nº 9.527/97).

A próxima remessa do passivo de férias-prêmio será paga pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), nesta sexta-feira (31/3).

Os servidores aposentados por invalidez ou isentos da tributação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) em decorrência de doença grave estão, desde 2019, recebendo as férias-prêmio normalmente.

O regime estatutário é aquele destinado aos servidores públicos concursados. Ele trata de normas específicas aplicadas no vínculo trabalhista dos servidores que ocupam cargos públicos.

O que é? Os servidores do regime estatutário terão direito, como prêmio assiduidade, a 90 dias de licença a cada período de 5 anos (1.825 dias) de efetivo exercício, desde que não tenham sofrido penalidades administrativas e nem ultrapasse o limite permitido de 30 faltas e/ou afastamentos no período.

A CONCESSÃO DAS FÉRIAS: As férias serão gozadas de acordo com a escala anualmente organizada por cada unidade administrativa competente. A REMUNERAÇÃO NO PERÍODO DE FÉRIAS: O servidor perceberá a remuneração normal acrescida de 1/3, a título de adicional de férias.

pode o chefe do executivo, negar a liberação do gozo da licença prêmio, levando-se em conta que só para alguns existe a negativa, e que o critério para liberação é político.

O período de Licença-Prêmio por Assiduidade (LPA) adquirido pelo servidor público, mas que não foi usufruído nem utilizado para contagem em dobro do tempo de aposentadoria, pode ser convertido em pecúnia.

O servidor pode acumular até cinco períodos de licença prêmio, totalizando 15 meses de afastamento remunerado. Entretanto, após esse período, é necessário que o servidor volte a trabalhar por mais cinco anos para ter direito a uma nova licença.

O adiantamento salarial e o abono de férias devem ser feitos em até dois dias antes do início do período de férias. Se o trabalhador recebe o salário, por exemplo, no dia 10 e vai tirar férias no dia 5, já no dia 3 a empresa terá de efetuar o pagamento tanto das férias como do salário do mês.

Os requerimentos de gozo de férias-prêmio poderão ser feitos no formulário “Comunicação/solicitação de férias”, digitalizando e inserindo no SEI, em formato PDF e autenticando, ou diretamente no SEI, iniciando o processo “RH: Gozo de Férias Prêmio” e inserindo o documento “RH – Férias Prêmio – Req. de Gozo – ...

Abono pecuniário é o direito à venda de férias por parte do empregado, podendo negociar 1/3 (um terço) desses dias, com o objetivo de receber um valor extra em sua remuneração em troca desses dias.