Como é organizado o calendário judaico e muçulmano?

Perguntado por: eantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Outro calendário do tipo lunar era utilizado pelos muçulmanos, que tinha 12 meses, a hégira como ponto inicial (ano 622 da Era cristã) e 354 dias. No caso do judaico (lunar), são 12 meses de 29 e 30 dias, com a soma de 1 mês a cada 2 ou 3 anos.

No calendário judaico, o marco inicial (ano 1) é a criação do mundo, o que, segundo a Bíblia, ocorreu em 3760 a.C. Já no calendário muçulmano, o ano 1 corresponde à partida de Maomé (fundador da religião islâmica) da cidade de Meca para Medina em 622 d.C.

O Calendário Islâmico também é conhecido como calendário hegírico, por ter seu marco inicial na Hégira, a fuga do profeta Maomé da cidade de Meca para Medina, no ano de 622 d.C. É um calendário lunar, composto por doze meses de 29 ou 30 dias, formando um ano de 354 ou 355 dias.

A origem do calendário remonta aos tempos da Pré-História. Ele surgiu pela observação do homem acerca do nascer e pôr do Sol, além das diferentes fases da Lua. Basicamente, foi olhando o céu e os astros que o ser humano viu a necessidade de medir um período de dia, mês e ano.

Ele foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias dividido em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.

O Calendário islâmico começou no Ano 0 da Hégira (Hijra), 622 E.C. data da saída do Profeta Muhammad de Meca para Medina. Com menos 10-11 dias do que o Calendário Gregoriano, tem 12 meses lunares. Em cada ciclo de 30 anos, há 11 anos com 355 dias e os restantes com 354 dias.

Existem 12 meses no ano islâmico, e ele pode durar 354 ou 355 dias, comparado ao calendário civil (gregoriano), onde o ano tem 365 ou 366 dias. Portanto, o ano lunar islâmico tem 12 meses lunares e, na média, é mais curto 11 dias do que o ano civil (gregoriano) e se inicia mais cedo em cada ano civil cerca de 11 dias.

Embora na vida diária o calendário gregoriano seja mais comum, bilhões de muçulmanos usam o calendário lunar islâmico (hijri) para determinar os principais dias de observância dos preceitos religiosos islâmicos, a exemplo do início e final do mês de Ramadhán, início e final de cada ano, ou o Dia do Sacrifício (Eid al- ...

A comemoração, acontece em datas diferentes a cada ano, pois baseia-se no calendário muçulmano, islâmico ou hegírico: um calendário lunar criado em 638 d.C. por Hazrat Umar bin Al Khattab, segundo califa do Islã e pessoa mais próxima ao Profeta Maomé.

Os muçulmanos contam o tempo a partir da ida do fundador da sua religião, Maomé, da cidade de Meca para Medina. No ano 622 depois de Cristo. Os cristãos, contam o tempo a partir do nascimento de Cristo.

ano 5782

Pelo calendário judaico, estamos no ano 5782. E, de acordo com ele, o ano novo é celebrado no fim de setembro, durante o chamado mês de Tishrei.

Como funciona o calendário gregoriano? De acordo com o calendário gregoriano, o ano é constituído por 12 meses que podem ter entre 28 a 31 dias. Um ano pode ter 365 ou 366 dias, chamado neste caso de ano bissexto. O mês de fevereiro tem às vezes 28 dias, e outras vezes 29 dias, dependendo se o ano é bissexto ou não.

Calendários: veja 8 tipos pelo mundo

  • Calendário Gregoriano.
  • Calendário Juliano.
  • Calendário Etíope.
  • Calendário Chinês.
  • Calendário Judaico.
  • Calendário Islâmico.
  • Calendário Maia.

O calendário juliano foi o calendário adotado pelos romanos no ano 46 a. C. A sua adoção tinha como objetivo corrigir as imprecisões do calendário romano. Esse calendário foi criado por Júlio César e é usado até hoje por alguns cristãos ortodoxos.