Como e onde surgiu a Educação Física no mundo e no Brasil?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Na época, a elite acreditava que exercícios físicos eram uma atividade somente para escravos e que seus filhos deveriam se dedicar ao desenvolvimento intelectual. Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país.

Em 1907 uma missão militar francesa veio para o Brasil, trazendo consigo o método francês de ginástica, que foi aplicado na Força Publica do Estado de São Paulo. Daí surgiu a Escola de Educação Física da Polícia Militar, a mais antiga do País.

A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira. Mais tarde, no Brasil império apareceram os primeiros tratados sobre a Educação Física. Nas escolas, a disciplina passou a ser aplicada em 1851.

A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da ginástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina. Os primeiros núcleos dessa disciplina foram estruturados no país entre os anos de 1559 e 1759.

A educação física é uma área que trabalha para introduzir o ser humano na cultura do movimento. Para isso, propõe uma série de atividades planejadas para a promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos, sendo uma importante área para colaborar tanto com a saúde física quanto mental.

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

Discóbolo de Mirón

O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão.

A área de Educação Física ganhou muito espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Afinal, novas modalidades de atividades físicas ganharam notoriedade e visibilidade, além de vivermos em uma época onde influenciadores digitais incentivam as pessoas a buscarem um estilo de vida melhor.

O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de ...

A Física se desenvolve em função da necessidade do homem de conhecer o mundo natural e controlar e reproduzir as forças da natureza em seu benefício. É na Grécia Antiga que são feitos os primeiros estudos "científicos" sobre os fenômenos da natureza.

Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).