Como e onde eram feitas as pinturas gregas?

Perguntado por: ocamacho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

A pintura estava presente em murais e paredes dos grandes edifícios gregos, para além de ser usada na decoração de estátuas e peças de cerâmica.

A arte na Grécia Antiga ocupava um lugar de destaque na sociedade e várias foram as formas de representar as ações humanas por meio de formas e expressões. Os gregos acreditavam que a beleza estava na proporção e na simetria e por isso suas obras estavam norteadas por este princípio.

Pintura na cerâmica

  • Estilo Protogeométrico – de aproximadamente 1 050 a.C.;
  • Estilo Geométrico – de aproximadamente 900 a.C.;
  • Estilo Arcaico – de aproximadamente 750 a.C.;
  • Pinturas negras – do aproximadamente entre (700–600 a.C.);
  • Pinturas vermelhas – de aproximadamente 530 a.C..

História da pintura
No período artístico clássico, a arte predominante era a escultura grega. A pintura só surgiu depois, como a forma encontrada pelos povos medievais de mostrarem ao público a sua arte. Com a Revolução Industrial, começaram a surgir os avanços nas técnicas de produção de imagens.

As pinturas rupestres consideradas mais antigas do mundo (32.000 a 30.000 a.C.) estão abrigadas na Caverna de Chauvet, no sul da França. Ao todo, especialistas catalogaram 435 pinturas de animais de 13 espécies diferentes, como panteras, aves, rinocerontes, hienas, leões, ursos, corujas, veados, cavalos, entre outros.

A arte é uma manifestação humana que começou a se desenvolver na Antiguidade. Já no período Pré-Histórico, os homens utilizavam a arte rupestre para gravar nas paredes das cavernas fatos marcantes da existência. ... Com a chegada do século XIX, a arte passou a ser usada para retratar a beleza.

4) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ARTISTAS DA PINTURA GREGA: A) Sófilos, Exequias, Clítias.

São as principais características da arte grega: * o racionalismo; * a valorização do belo; * a valorização do corpo humano; * cenas da mitologia. cedro importado do Líbano), sendo substituída pelo mármore a partir de finais do século VII a.

Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e madeira em suas esculturas. Geralmente, as obras eram utilizadas para falar sobre os valores religiosos e também os feitos de grandes personagens da mitologia grega, divindades, seus heróis ou líderes que ganharam popularidade.

A pintura da Grécia Antiga
A pintura estava presente em murais e paredes dos grandes edifícios gregos, para além de ser usada na decoração de estátuas e peças de cerâmica.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

A arte grega é a manifestação da perfeição, valorização do homem e revela a história, a estética e filosofia desta civilização. Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram produção cultural mais livre foram os gregos.

As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a pré-história, período que antecedeu a escrita. Nesta época, o homem era nômade e alimentava-se de frutos, peixes e pequenos animais.

(Detalhe das pinturas mais antigas do mundo, feita por Neandertais na Caverna de Nerja, em Málaga. Acredita-se que representam focas, principal fonte de alimento Neandertal.) Essas primeiras pinturas feitas pelos povos primitivos também são conhecidas como “Artes Rupestres” e estão perpetuadas em abrigos e cavernas.

Nesse período, as pinturas eram feitas nas rochas e sua principal característica era o naturalismo. Além de figuras abstratas, foram desenvolvidas figuras de animais e homens. Geralmente, demostravam imagens de caça.

As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.

É chamado de arte rupestre o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas e outros abrigos. Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás.

A principal essência das pinturas rupestres eram transmitir história, acontecimentos e legados para as próximas gerações, como forma de registro de eventos e assim, os saberes acumulados não fossem perdidos pelo tempo.

A resposta à questão onde surgiu a arte está intimamente relacionada com a própria origem da humanidade. Durante muito tempo, pensou-se que seriam as pinturas nas grutas de Lascaux na França – que datam de há cerca de 35,000 anos atrás e foram descobertas por acidente no século XIX – as mais antigas do mundo.