Como é o vidro opaco?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Os vidros opacos são muito populares em projetos de construção de residências, escritórios ou restaurantes. A luz difusa que tais vidros permitem adentrar nos ambientes são bastante agradáveis e uniformes. Além disso, tais vidros permitem aliar um certo grau de privacidade à passagem de luz.

O que é vidro translúcido? É um tipo de vidro não transparente com acabamento fosco capaz de filtrar apenas parte da luz do local ao mesmo tempo em que possibilita visão através da placa de vidro.

Esse tipo de vidro possui menor quantidade de óxido de ferro em sua composição, o que resulta em folhas de vidro sem o tom esverdeado nas bordas.

O material opaco se refere a materiais comuns que não são metálicos (reflexões fortes) nem transparentes (refrativos). Pedra, madeira, plástico, cerâmica são exemplos comuns de materiais opacos, e eles são o tipo mais comum de material.

A aparência esbranquiçada do órgão mostra lesão causada por doenças ou inalação de produtos químicos.

Qual a diferença de vidro fosco para vidro jateado? Tecnicamente, vidro jateado e o vidro fosco são sinônimos. Para esclarecer, o 'jateado' refere-se à técnica aplicada na fabricação do produto (jateamento); enquanto que o termo 'fosco' está relacionado à aparência do vidro, sem a transparência tradicional.

01 – Vidro refletivo
Popularmente conhecido como vidro espelhado, os vidros refletivos contam com uma fina camada de material refletivo. Essa tecnologia, além de trazer maior privacidade para quem está dentro do ambiente, também auxilia no controle da intensidade de luz e aprimora o conforto térmico do local.

Bata na superfície com a mão.
Um espelho comum produzirá um som abafado pois está colocado na frente de uma parede. Um espelho de observação produzirá sons abertos e ocos, pois há um espaço aberto do outro lado. O som de batidas em espelhos falsos também é nítido, diferente do som de baque dos espelhos comuns.

Já os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue penetrar, neles ocorrem somente a reflexão e a absorção da luz.

Os corpos transparentes permitem a passagem de luz. Os corpos translúcidos deixam passar parte da luz que recebem. Os corpos opacos não permitem a passagem de luz.

Transparente = que deixa passar a luz e ver nitidamente o que está por trás. Translúcido = diz-se de qualquer corpo que deixa passar a luz, mas que não permite que se perceba objetos colocados por detrás dele; diáfano. Opaco = que não permite a passagem de luz; que não é transparente.

O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma 'linha' na borda do vidro, indicando a junção ...

Das cores mais populares, o vidro bronze e/ou fumê costuma ser a cor mais cara, comparando, por exemplo, com modelos como o incolor e verde.

Existem três cores mais comuns de vidros: verde, incolor e fumê.

Recipiente opaco - É aquele que impede a visualização do conteúdo, abrangendo todas as cores. Constitui barreira de proteção à luminosidade.

Popularmente, um material é considerado "opaco" quando não permite a passagem da luz em proporções apreciáveis.

Na patologia, ocorre infiltração homogênea dos septos alveolares por inflamação, fibrose ou ambas. (1,2) Os achados clínicos mais frequentes são dispneia progressiva e tosse seca de evolução crônica.