Como é o trabalho nas aldeias?

Perguntado por: apaiva . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Características. As primeiras aldeias eram criadas em proximidade de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais. Também nesse período começou a domesticação de animais (cabra, boi, cão, dromedário, etc.).

2) Que funções tinham as construções das primeiras aldeias? No período Neolítico, as construções serviam tanto como espaço de moradia, protegendo contra o frio e perigos, como também para a realização de pequenos trabalhos e o armazenamento de alimentos.

O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.

A Vivência na Aldeia é um projeto social, organizado pelo coletivo Cultive Resistência, que tem como objetivo a construção/reconstrução de Aldeias e a promoção dos conhecimentos tradicionais indígenas e sua cultura.

As primeiras aldeias surgiram com os grupos sociais familiares e contavam com casas feitas de pedra, barro e madeira. No início, atividades como plantar, colher, cuidar dos animais, caçar e produzir ferramentas eram realizadas por todos.

Em sua grande parcela, os índios vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos.

Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo). Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.

As aldeias têm a forma de uma ferradura voltada para o maior rio, padrão que também costumava ser seguido nos acampamentos temporários. O Warã é o espaço central da aldeia onde os homens tomam decisões importantes em encontros que as mulheres e crianças não podem participar.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

No Neolítico, a principal atividade econômica foi a agricultura. O sedentarismo dos hominídeos, com a permanência em um único lugar, possibilitou-lhes utilizar a terra para nela plantar e dela colher sementes. Outra atividade econômica foi o comércio, já que os produtos excedentes eram trocados com grupos vizinhos.

O início do comércio nas aldeias
Nesse caso, as pessoas trocavam o resultado do seu trabalho com as demais pessoas de outras comunidades próximas. Exemplo dessa situação seria quem realizava o plantio podia trocar seus alimentos com outras pessoas que possuíam ovos, ou leite, ou lã de animais para tecer roupas.

1. 2. Cidade, por necessidade; vila, por ir e vir; aldeia, para assistir.

A aldeia tem poucos habitantes que geralmente trabalham numa economia de cariz rural. A vila é já um aglomerado populacional de tamanho superior, com comércio e serviços e alguma economia de autosuficiência. Uma cidade é uma área maior e muito mais urbanizada, que se diferencia de vilas e aldeias por vários motivos.

- Grande parte do trabalho está relacionado à pesca, caça, coleta de frutos e agricultura de subsistência. - As terras onde ocorre a agricultura são de uso coletivo, assim como tudo que é colhido.

Os editais estão disponíveis no site da Sesai. Não se trata de concurso público, já que a contratação é pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os candidatos precisam passar por três etapas: inscrição, avaliação curricular e de títulos e entrevista.

Os homens caçam e cultivam a roça, quando não vão para a cidade fazer trabalhos temporários, como de empacotador em mercado. Alguns indígenas recebem Bolsa Família. No tempo que sobra, os adultos também criam artesanatos.

A maior parte da população indígena vive em aldeias distribuídas por todo o território nacional. A aldeia é a unidade política característica dos povos indígenas, refletindo sua forma de organização social e mantendo uma dinâmica que é própria de cada comunidade.