Como é o teste do H3N2?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O teste utiliza amostras de secreção nasal e seu resultado fica disponível em 6 horas. COVID-19 : Tenha rapidamente o resultado do teste em suas mãos. Utilizamos a mesma metodologia de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) para detecção do vírus da COVID-19 em amostras nasais.

Exame Detecção do vírus Influenza A e B – por PCR
Esse exame é feito por PCR, utilizando também o swab para coleta da amostra do nariz e da garganta, e serve para diagnosticar se existe um quadro de gripe. Recomenda-se que pessoas com sintomas de gripe realizem esse exame para obter um diagnóstico preciso.

Tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações são sintomas que têm confundido muitas pessoas nas últimas semanas. Os sinais podem ser indicativos tanto de Covid-19 quanto de H3N2, variante do vírus influenza A.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

O tratamento contra o vírus Influenza, independentemente do tipo, é feito com os antivirais, fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) e zanamivir (Relenza®). Esses medicamentos somente podem ser prescritos por um médico e estão disponíveis gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde).

“Com a variante Ômicron, temos um grupo de sintomas diferente da Covid original. Os sinais são muito próximos aos de uma gripe forte e incluem dores de garganta, que pode ser de forte intensidade. Nestes casos, a testagem é a única forma eficaz de diferenciar o quadro viral”, ressalta. Dr.

Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves.
...
Seus sintomas são:

  • Febre súbita.
  • Tosse seca.
  • Dor de cabeça.
  • Dor muscular.
  • Mal-estar.
  • Dor de garganta.
  • Coriza.

· Autoteste de antígeno (AT-Ag): Pode ser utilizado no período entre o 1º e 7º dia do início dos sintomas; e a partir do 5º dia do contato com indivíduos com a infecção.

Não é necessário pedido médico para a realização do exame. Este exame é realizado em dispositivo de teste rápido da ECO Diagnóstica para detecção qualitativa dos vírus com método de imunofluorescência.

Tempo de isolamento: pacientes até 12 anos: 14 dias desde o início dos sintomas . pacientes com mais de 12 anos: 7 dias desde o início de sintomas. Obs: se ao final do período o paciente se mantiver sintomático o isolamento deverá ser estendido até o final dos sintomas.

TESTES DE ÁCIDO NUCLEICO
O teste de ácido nucleico mais comum para o diagnóstico da influenza é a reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa (RT-PCR), porém a amplificação baseada na transcrição da sequência de ácidos nucleicos também tem sido aplicado de forma eficaz.

Gama: febre, tosse, dor de garganta, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga; Delta: febre, coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta e tosse persistente; Ômicron: cansaço extremo, dor no corpo, dor de cabeça, coriza, congestão nasal e dor de garganta.

Elas também podem trazer coriza e tosse. No entanto, há algumas diferenças. A perda de olfato e paladar, bem como a possibilidade de persistência de sintomas após 4 semanas (conhecida como COVID Longa) são características da covid-19.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Medicamentos – Influenza (Oseltamivir)
A Influenza ou gripe é uma infecção causada por vírus que atinge o sistema respiratório. Onde conseguir: A pessoa com receita de oseltamivir ou zanamivir deve se dirigir a uma das Unidades de Referência –Medicamentos para INFLUENZA (Oseltamivir eZanamivir).

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias.

No Brasil, o vírus influenza, responsável pelos sintomas relacionados à gripe, se divide em três tipos: A, B e C.
...
Gripe comum

  • Febre até 39ºC;
  • Dor de cabeça moderada;
  • Dores musculares moderadas;
  • Tosse e calafrios de menor intensidade;
  • Irritação leve nos olhos;
  • Congestão nasal alta;
  • Cansaço moderado.

Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos 10 dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h.