Como é o teste da superdotação?

Perguntado por: ifernandes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Contudo, há um consenso de que crianças que realizam um teste de QI, métrica que mensura a inteligência, e alcançam um percentil acima de 97, o equivalente a 130 pontos em testes utilizados no Brasil, são superdotadas.

A criança superdotada tem capacidade de aprender muito acima do comum para sua idade. Ela aprende sozinha, de maneira mais rápida e com menos explicações. E não apresenta apenas habilidade acadêmica, mas também nas atividades que envolvem criatividade, nas artes e nos esportes.

No TDAH, os sintomas persistem e estão presentes na maioria dos ambientes que a criança frequenta. Os superdotados apresentam foco e entusiasmo nos assuntos de seu interesse e curiosidade e eles podem, durante as aulas, necessitar de conhecimentos fora do que está sendo debatido pelos seus colegas.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Já segundo o psicólogo americano Joseph Renzulli, a superdotação pode ser dividida em dois tipos: a acadêmica, considerada a mais fácil de ser identificada por testes de QI, e a produtivo-criativa, caracterizada por uma maior qualidade na produção científica e criativa.

A classificação oficial estabelece seis tipos de superdotação, a saber: intelectual, acadêmico, criativo, social, talento especial e psicomotor.

De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.

A maioria dos pais percebe as altas habilidades antes que a criança complete cinco anos. O ideal é procurar um psicólogo experiente no assunto, que poderá fazer testes psicométricos e uma avaliação neuropsicológica para identificar se as potencialidades estão realmente acima da média de outras crianças.

A superdotação pode ser considerada como uma característica genética, apesar de que os fatores ambientais também são importantes para que uma pessoa superdotada possa desenvolver a sua capacidade. Isso não quer dizer que é hereditária, mas sim, uma combinação de genes do pai e da mãe.

Algumas pesquisas indicam que em média, portadores de TDAH tem um escore de QI 10 pontos abaixo dos seus pares sem TDAH.

A criança fala, fala e fala, interrompendo conversas com frequência. A fala excessiva acontece porque ela procura verbalizar seus pensamentos assim que possível para que ela mesma consiga compreendê-los. Caso contrário, pode até esquecer o que ia dizer ou do assunto principal.

É um transtorno caracterizado pela presença de sintomas de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade, em um grau mais intenso do que o usual. Nesses casos, os sintomas são frequentes e causam um impacto importante no funcionamento social, acadêmico e/ou profissional.

– resistência ocasional à imposição de tarefas; – omissão de detalhes; – não aceitação de atividades de rotina; – dificuldade para aceitar o ilógico, o superficial e conhecimentos mal estruturados e pouco definidos.

Como identificar a Superdotação
Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar AH/SD de crianças apenas talentosas, prodígios ou de genialidade. Auxiliam o diagnóstico diferencial entre outras síndromes comportamentais, como a Síndrome de Asperger e TDAH.

Como trabalhar com alunos superdotados?

  • Conheça o potencial de seus alunos. ...
  • Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
  • Diferencie, mas não acrescente. ...
  • Use e abuse da variedade. ...
  • Mude a abordagem. ...
  • Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
  • Estipule atividades em pares. ...
  • Conheça os pais de seus alunos superdotados.

O cérebro das crianças superdotadas ou com alta capacidade de desempenho tem suas vantagens, mas também traz algumas limitações. Eles processam a informação de maneira muito veloz, têm uma capacidade analítica muito desenvolvida e um senso crítico bastante sofisticado.

Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse (p. 9).

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.