Como é o TDAH desatento?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Critérios diagnósticos do DSM-5 para transtorno de deficit de atenção/hiperatividade (TDAH) Sintomas de desatenção: Não presta atenção a detalhes ou comete erros descuidados em trabalhos escolares ou outras atividades. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas na escola ou durante jogos.

O tipo desatento do TDAH é também conhecido como sonhador (daydreamer). Enquanto os agitados hiperativos roubam atenção dos pais, professores, médicos e pesquisadores, os sonhadores desatentos, passaram despercebidos por anos, e, ainda hoje, são no geral, os que demoram mais a ser diagnosticados.

A distração normalmente altera por um curto período apenas uma dessas atenções, enquanto o déficit de atenção prejudica pelo menos três delas.

Quais são os principais comportamentos do TDAH na escola? Há que se ressaltar o fato de haver três tipos de comportamentos no contexto do TDAH, são eles: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Assim, o aluno pode manifestar alguns dos sintomas que pertencem a um desses grupos.

É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade.

Pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades em suas atividades acadêmicas e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças, por terem sintomas mais acentuados da hiperatividade e impulsividade, apresentam ainda dificuldade de relacionamento com outros colegas.

Problemas pessoais e emocionais podem produzir efeitos como a desatenção excessiva. Todas as exigências e responsabilidades da fase adulta, problemas como o desemprego repentino, morte de pessoas queridas, preocupação com decisões a serem tomadas, separação conjugal e outros fatores podem resultar na falta de atenção.

Uma boa rotina de sono, exercícios físicos e alimentação saudável são fundamentais para pessoas com TDAH, pois ajudam na diminuição do estresse, acalmam a mente, diminuem a hiperatividade e melhoram a capacidade de manter o foco.

TDAH, déficit de atenção, dislexia e hiperatividade são condições facilmente confundidas devido à semelhança dos sintomas. Elas também podem passar despercebidas por familiares e professores.

TDAH (Tipo hiperativo-impulsivo)
Este grupo, por sua vez, é marcado pelos sinais que caracterizam o jeito mais agitado de ser. Uma pessoa que é diagnosticada com TDAH hiperativo-impulsivo, geralmente, é aquela que pode perturbar o ambiente a que está inserida, como a sala de aula, por exemplo.

Isso acontece com muita frequência? – Tem excesso de pensamento, excesso de informação; por isso, costuma ser desastrado(a), desorganizado(a), derruba objetos, esquece compromissos, esquece chaves, carteira.

O quadro de TDAH é marcado, na maior parte das vezes, pela dificuldade da pessoa em manter-se atenta durante alguma atividade. No entanto, o transtorno pode ser dividido em dois tipos de manifestação de comportamento: Dificuldade de concentração e de foco; Hiperatividade e impulsividade.

Principais sintomas de Déficit de Atenção
Pessoas com DDA costumam apresentar com frequência dificuldade de organização (do tempo e do espaço), dificuldade de aprender com os erros, adiamento de tarefas (procrastinação), impulsividade (falar sem pensar e se adiantar nas respostas).

Uma característica do TDAH desatento e hiperativo é um período de atenção que varia de uma coisa para outra sem nenhum aviso. Essa característica faz com que as pessoas se sintonizem e saiam durante as conversas e percam informações importantes.