Como é o tártaro?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

O tártaro, ou cálculo dental, consiste na placa bacteriana que não é removida por meio da higiene bucal e que solidifica na boca. Ele é um material duro, com tonalidade esbranquiçada ou amarelada, que se forma em diferentes partes da dentição.

Como saber se você tem tártaro? Ao contrário da placa bacteriana, que é uma película incolor, o tártaro é uma formação mineral facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival.

Às vezes devido à um problema de gengiva em um estágio mais avançado , os dentes acabam se separando devido a perda de suporte ósseo em volta dos dentes, ou também em razão de alguma perda de dentes que você tenha tido.

Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.

“Tratamento para remoção de tártaro 'caseiro' não funciona, já que somente o dentista consegue remover o tártaro através de raspagens e profilaxia odontológica”, alerta o especialista. Por isso, não tente colocar mais força na higiene bucal ou utilizar outros itens para retirar a parte calcificados dos dentes.

Colgate Total 12 Anti-Tártaro é uma pasta de dente da Colgate com fórmula avançada de micropartículas que limpam e combatem a formação do tártaro. A partir de 4 semanas de uso contínuo, oferece até 12 horas de proteção para a boca contra bactérias e mau hálito.

Muitos não sabem, mas 12 horas sem escovar os dentes torna-se uma festança para as bactérias, os ácidos gerados por esses bichinhos indesejáveis desgastam elementos do esmalte do dente. Com o passar do tempo esse acúmulo e produção de bactérias faz presente um amarelão, o tártaro!

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

É preocupante porque atinge os tecidos que mantêm os dentes presos na boca. Com o tempo, ocorre uma perda deles, que acabam ficando fracos e não conseguem mais segurar a dentição. Com isso, os dentes podem até mesmo cair.

No fundo deste poço estão os Titãs, os Aloídas (gigantes gêmeos) e muitos outros criminosos. No próprio Tártaro estão milhares de outros criminosos, recebendo castigos semelhantes aos dos mitos gregos.

O tártaro é uma substância mineralizada que se acumula nos dentes quando a placa bacteriana não é removida. Pode se formar acima e abaixo da margem gengival, e a localização pode influenciar na sua coloração. Especificamente, o tártaro de coloração enegrecida geralmente se forma abaixo da margem gengival.

É da placa bacteriana que surge a cárie, problema que também causa manchas nos dentes. No entanto, a cárie é mais fácil de ser identificada do que o tártaro, pois causa dor nos dentes, entre outros sintomas.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

O tártaro é um acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente. Quando permanece por muito tempo, endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada. Sendo assim, quando há esse acúmulo que causa o tártaro, é necessária a raspagem para o remover.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

A substância pode ser prejudicial à saúde dentária
O problema acontece quando uma pessoa passa a escovar os dentes, frequentemente, com o produto. Por ser abrasivo, ele desgasta o esmalte dentário, provoca sensibilidade e aumenta a suscetibilidade a infecções da região bucal.

O Plaque Off é uma ótima alternativa para estes casos e, mais ainda, para prevenir e evitar o acúmulo da placa bacteriana e seu depósito na forma de tártaro. É muito prático e seguro: misturado na ração, o produto atua na saliva do peludo, quebrando a barreira que as bactérias formam.