Como é o sotaque dos capixabas?

Perguntado por: oferreira8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Pode não parecer um sotaque tão marcante se compara ao de outras regiões como o Nordeste, o Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio. Mas o “dialeto capixaba” existe. Basta observar o semblante confuso do mineiro ou do nordestino, por exemplo, ao ouvir algo como “O show pocou”, “Matei a taruíra” ou mesmo o tradicional “Iá!”.

Pocar, gastura, taruíra, chapoca, essas são algumas das expressões tipicamente capixabas, que fazem parte do dia a dia das pessoas daqui do Espírito Santo, é o chamado "capixabês".

3 – Taruíra – Só no Espírito Santo a lagartixa é chamada de “taruíra”.

O que define a identidade capixaba é a diversidade”. Ele comenta ainda da cultura regional do povo do Estado, com a forte ligação com os monumentos naturais, as cidades e os bairros. “A população capixaba, até há bem pouco tempo, habitava predominantemente as zonas rurais.

O Espírito Santo é um caldeirão de diversidade cultural. A rica combinação é uma mistura dos costumes e das tradições indígenas, africanas e dos diversos imigrantes (italianos, alemães, pomeranos, libaneses, entre outros) que fixaram residência no Estado.

1) Quem nasce em Vitória é vitoriense
O termo “capixaba” passou a ser empregado para quem nasce ou mora no Espírito Santo.

Os habitantes naturais do estado do Espírito Santo são denominados capixabas (ou espírito-santenses). O gentílico foi dado aos futuros cidadãos do Espírito Santo devido às roças de milho que ficavam na ilha de Vitória.

A presença dos povos Tupinikim no estado é anterior à chegada dos europeus ao Brasil. Denominados de Tupinikin, Margaiás, Tuaya ou Tupiniguin, esses índios habitavam uma faixa de terra litorânea compreendida entre Camamu e o rio Cricaré ou São Mateus, abrangendo, portanto, terras da Bahia e do Espírito Santo.

O pocar é um gíria regional do Espírito Santo. Sua origem vem da palavra espocar, que significa fazer barulho. Segundo Paulo Vilaça, a gíria começou a ser usada, no início do século XX, quando a ilha de Vitória teve um crescimento na direção dos morros.

Significado de Capixaba
adjetivo masculino e feminino Relativo ao Estado do Espírito Santo: cozinha capixaba, prato capixaba.

lagartixa (nome feminino) -

S.f. zool. gír. réptil de pequeno porte, muito menor que um jacaré e bem maior que uma ameba, de hábitos noturnos.

Gíria é a palavra ou expressão de caráter informal, usada em diálogos no cotidiano, cujo uso não aplica-se à norma culta da Língua Portuguesa. Uma gíria faz parte da comunicação e, muitas vezes, contribui para o rápido entendimento entre as pessoas que pertencem a um mesmo grupo social.

O Encontro Nacional de Folia de Reis e o Boi Pintadinho, no Carnaval, no município de Muqui, também são duas manifestações culturais tradicionais capixabas. A panela de barro é a maior representação do artesanato e cultura capixaba. De origem indígena, é uma tradição passada de mãe para filhas há pelo menos 400 anos.

Os sons capixabas podem vir da casaca, da concertina e até do trombone. A dança recebe influências italiana, alemã, portuguesa e africana. O Espírito Santo é Congo, Jongo, Ticumbi, Reis de Boi, Pastorinhas, Alardo, tem também o Boi Pintadinho. Tamanha diversidade do folclore forma um surpreendente mosaico.

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

O Espírito Santo traz sentimentos de amor, paz e alegria (Gálatas 5:22-23) O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.

O Espírito Santo é cheio de belezas naturais, com lindas praias, cachoeiras e reservas naturais, a região capixaba é procurada por muitas pessoas como destino turístico. Entre os destaques deste pequeno estado do Brasil, a culinária capixaba possui uma tradição pesqueira, herdada da cultura indígena e negra.