Como é o segundo amor?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O segundo amor pode ser uma relação pautada em mentiras e não correspondida, na qual ficamos presas por acreditarmos erroneamente que podemos fazer algo para mudar o outro. Ele também pode levar muito mais tempo para ser superado.

Quantos amores já viveu? Apaixonamo-nos (de uma maneira geral e em média) por três pessoas diferentes ao longo da nossa vida. Esses são os relacionamentos verdadeiramente significativos, os que deixam marcas em nós para todo o sempre. Cada um deles surge num período distinto e cumpre uma função específica.

A primeira vez nunca se esquece.
Segundo defende o mesmo especialista, o fator “primeira vez” tem muita influência na forma como essa pessoa fica marcada em nós. O primeiro beijo, abraço ou toque criam um vinculo químico com essa pessoa, o que torna a tarefa de a esquecer muito mais difícil.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

É o tipo de amor em que a conexão não se explica e que nos deixa no chão porque nunca o planejamos. Este é um amor onde ficamos com uma pessoa e tudo simplesmente se encaixa – não há idealizações, nem expectativas de como cada pessoa deveria agir nem há pressão para nos tornarmos quem não somos.

Sim. Normal. Atração física é um estimulo hormonal, não tem a ver com "amor" especificamente. Você pode gostar do seu par, mas, nada impede que você olhe para outras pessoas.

Em resumo, a literatura psicanalítica sugere que é possível amar duas pessoas ao mesmo tempo, mas que isso é influenciado por nossas experiências passadas, nossos complexos inconscientes e a busca pelo complemento de si mesmo.

Um homem quando ama, admira. E dificilmente consegue estar sem lhe tocar durante muito tempo, seja a dar-lhe um beijo de boa noite, a oferecer-lhe colo quando estão no sofá, a dar-lhe a mão quando passeiam ou a procurar o seu corpo durante a noite.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Uma pesquisa realizada pela Opera North afirma que uma pessoa só se apaixona em média quatro vezes durante a vida. Os resultados sugerem que a média de idade para se estabelecer é de 27 anos, e 33% das pessoas faz isso com seu primeiro amor.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Você precisa de três meses para esquecer um amor. Terminar um namoro é quase como encarar um luto. Separação, saudade, dor.

Por outro lado, existem pesquisas que tentam responder essa pergunta. Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.

Segundo o texto, o amor da sua vida, será sempre seu ponto fraco porém as coisas não darão certo para vocês ficarem juntos; e o amor para sua vida é aquele em que tudo daria certo. Nesse sentido o amor romântico, de certa forma, adoece e paralisa às pessoas.

A paixão e o amor são sentimentos lindos, mas geralmente a baixa autoestima pode fazer com que a pessoa se apaixone por alguém que não tem muito contato ou mal conhece. O melhor é desenvolver a capacidade de gostar e cuidar de si mesmo para que qualquer relacionamento com o outro seja saudável e feliz.

Os tipos mais conhecidos de amor humano são Ágape, afinidade de ideais espirituais, Eros, atração física e desejo e Philos, afinidade mental e cultural. Todos Esses três tipos de amor devem ser desenvolvidos, pois são fundamentais na vida de qualquer indivíduo.

A teoria dos três amores

  • O primeiro amor. Geralmente acontece no início da vida, na adolescência, pode ser chamado de “amor de escola” por aparecer mais durante o ensino médio. ...
  • O segundo amor. ...
  • O último amor.

Como reviver o amor no relacionamento?

  1. Converse com o seu parceiro. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Busque aventuras. ...
  3. Demonstre o seu amor de diferentes maneiras. ...
  4. Reserve um tempo especial para os dois. ...
  5. Faça acordos com o parceiro. ...
  6. Elogie mais. ...
  7. Reviva os momentos bons.
  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.