Como é o sangue do descolamento do saco gestacional?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

Estes sangramentos podem ser desde sangramentos volumosos com cor bem avermelhada e pode até se manifestar como um corrimento marrom. Apesar de comum, sangrar não é normal, independente da idade gestacional.

Após 15 dias de repouso relativo, a gestante deve repetir o exame de ultrassom para saber se o descolamento do saco gestacional está melhorando e afastar, enfim, uma possível ameaça à gravidez.

Na maioria dos casos, há sangramento vaginal, que pode variar de uma pequena quantidade até um jato repentino e mais volumoso.

Quanto aos achados clínicos, a paciente que apresentar descolamento prematuro de placenta frequentemente irá queixar-se de sangramento vaginal com coloração escurecida, dor abdominal intensa e súbita e contrações uterinas.

O sangramento considerado de nidação é somente aquele acontece após a confirmação da gravidez. Geralmente esse sangramento acontece apenas durante os primeiros 10 dias. Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior. Mas ele deve logo desaparecer por completo.

O sangramento é parecido com a menstruação, mas geralmente é mais volumoso e com coágulos maiores. Os sintomas da gravidez, como náusea e alterações nas mamas, tendem a desaparecer em poucos dias após o saco gestacional ser expelido.

O descolamento de placenta também tem como um dos sintomas a pouca movimentação do bebê, por isso se houver dores agudas e baixa movimentação é preciso procurar ao pronto socorro da maternidade ou o seu médico obstetra. As contrações frequentes também são um dos sintomas do descolamento de placenta.

Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.

Na maioria das vezes, o tratamento consiste em repouso absoluto inicialmente, depois parcial (não fazer esforços físicos, não ter relações sexuais) conforme evolução do quadro.

“Pode ser deficiência de progesterona, algum problema de coagulação sanguínea ou resultado de uma implantação do óvulo em uma região menos irrigada”, lista o especialista, dando possíveis exemplos do que pode desencadear o quadro.

Para saber se teve o hematoma, o mais comum são os sangramentos intensos e as cólicas muito fortes. No entanto, há casos de mulheres que não têm sintomas. Por isso, é fundamental se consultar regularmente com o ginecologista ou obstetra, pois o profissional poderá diagnosticar a partir da ultrassom.

Sangramento após o primeiro trimestre da gestação
Nesses casos, a gestante pode apresentar sangramentos esporádicos. É possível visualizar essa alteração durante o ultrassom. Quando o caso é confirmado, a paciente deve permanecer em repouso para avaliar se não haverá outros problemas.

No caso de descolamento parcial da placenta, os médicos costumam recomendar repouso absoluto e, às vezes, são ministrados medicamentos que retardam contrações a fim de evitar um parto prematuro.

Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação são muito preocupantes, devido ao risco de aborto. Porém, sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal. A primeira atitude nesses casos é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Pontos-chave. A causa mais comum de sangramento no início da gravidez é um aborto espontâneo. A causa mais grave de sangramento vaginal é uma gravidez ectópica. Uma gestante deve consultar um médico imediatamente se tiver o coração acelerado, desmaios ou se sentir fraca.

O Utrogestan é utilizado para suplementar a quantidade de progesterona do organismo nos casos em que ocorre deficiência da produção desse hormônio pelos ovários. Muitas mulheres fazem uso desde medicamento por indicação de um médico para reter abortos involuntários causados pela deficiência de progesterona.

Quanto tempo duram os hematomas subcoriônicos? Não há um período definido de quanto tempo leva para um hematoma subcoriônico cicatrizar. Em alguns casos, ele diminuirá de tamanho por conta própria ao longo de algumas semanas sem causar complicações. Outras vezes, o hematoma pode ser grande e problemático.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.